Vila Real de Santo António: Presépio gigante
Texto por Ana Margarida Gomes e Lino Lopes Ramos
A enorme estrutura conta este ano com 4.500 figuras, entre moleiros, pastores ou ferreiros, mais um recorde para este que é um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve. A sua construção envolveu mais de 20 toneladas de areia, quatro de pó de pedra e 2.500 quilos de cortiça. Somam-se a isto 160 metros quadrados de musgo e uma mega base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos. Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho, que começou há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços.
Segundo a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a infra-estrutura é já uma “referência internacional”, a avaliar pela quantidade de turistas espanhóis, holandeses, alemães, franceses e britânicos. “Uma das razões do sucesso do presépio gigante está nos relevos, cenários e figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas e animadas, factor que o distingue de todos os outros existentes no país”, sublinha a autarquia. As entradas no presépio têm o valor simbólico de 50 cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.
Além do presépio, a cidade algarvia organiza ainda a Aldeia de Natal, onde está a casa do senhor de barbas brancas e a pista de gelo e onde decorre uma feira, bem como diversos espectáculos de música e dança, mostras de artesanato e gastronomia. Até 24 de Dezembro, a antiga alfândega abre as portas à Aldeia Doce de Natal os doces conventuais e regionais fazem a delícia de todos e permitem ainda visitar um dos mais emblemáticos edifícios históricos da cidade.