Apoio aos idosos
Em simultâneo, o município quer garantir acesso à internet no centro histórico da vila e noutros pontos de interesse, de modo a beneficiar a população local, os turistas e os agentes económicos e, ao mesmo tempo, promover ainda melhor o património cultural, paisagístico e ambiental do concelho.
Santa Marta de Penaguião quer estar na linha da frente da tecnologia mas também do desenvolvimento sustentável, daí a criação da Comissão Municipal de Apoio ao Idoso (CMAI), que visa apoiar esta população, protegendo os seus direitos, evitando situações de exclusão e violência e garantindo uma melhor qualidade de vida.
“Surge como resposta às necessidades da população idosa, grupo cada vez mais numeroso e vulnerável”, explica o município. “O envelhecimento da população, o isolamento, a emigração dos familiares, o aumento da pobreza e a diminuição dos rendimentos elevaram o risco da população idosa, levando a autarquia a apoiar, intervir e estar mais próxima dos idosos”.
A CMAI vai beneficiar os ido- sos do concelho, mas também os adultos que se encontrem em situação de vulnerabilidade. Depois de sinalizar os casos mais prementes, a comissão vai direccioná-los para os serviços disponíveis. Simultaneamente, vai desenvolver acções e campanhas de sensibilização junto da sociedade em geral e dos familiares de idosos em particular, com o objectivo de valorizar este grupo populacional, promover uma “velhice saudável” e, com isso, prevenir a violência, a negligência e o abandono.