Yosune apresenta o single “Lámpara (Mi Deseo)”

Yosune apresenta o single “Lámpara (Mi Deseo)”
Foto: DR

YOSUNE APRESENTA O SINGLE “LÁMPARA (Mi Deseo)”

SEGUNDA AMOSTRA DO EP “MADRE TIERRA” 

 

A cantautora Venezuelana Yosune, que vive em Portugal desde 2017, apresenta “Lámpara (Mi Deseo)”, o segundo single do EP Madre Tierra, que será lançado na primeira quinzena de Novembro. Um tema que mostra como a música e as canções da cantautora são uma extensão da sua alma: Instintiva, humana e sensível. “Lámpara (Mi Deseo)” fala-nos de perda, saudade e de um distante e doloroso afastamento. Mas também de um amanhã que pode e deve ser harmonioso, da esperança e do reencontro. Um retrato da experiência humana. A procura de um caminho que nos leve a aprofundar a percepção e conexão positiva entre todos nós, através da beleza das palavras e das emoções desta arrebatadora canção.

 

Tomando como ponto de partida a história contada pela letra da canção de “Lámpara (Mi Deseo)”, o vídeo apresenta a retrospectiva da vida de uma senhora, trazendo a lembrança da infância e das limitações que por vezes contaminam a pureza e inocência desses anos tão marcantes para todos nós. Representa-se o passado por meio da estética em preto e branco, colocando em primeiro plano toda a lírica e sonoridade da canção através de belíssimas imagens gravadas em plano sequência que tendem a incentivar a atenção e compreensão do espectador, através do mistério e da complexidade das relações humanas.

 

Em “Madre Tierra” Yosune vai contar e cantar histórias de caráter social e de protesto, inspiradas na música hispano-americana, na canção de autor e na música urbana. 

 

AGENDA:

14 Novembro, 22h – TCA ( Quintas de Leitura)

 

DATAS FNAC:

23 Novembro, 17h | FNAC Norte-Shopping

1 Dezembro, 17h | FNAC Gaia-Shopping

7 Dezembro, 17h | FNAC Aveiro

8 Dezembro, 17h | FNAC Braga

 

FICHA TÉCNICA | VÍDEO

Elenco

 Helena Andrade | Mulher no Espelho

João Geraldo Gomes | Violoncelista

Kéren Xavier | Mãe

Lara Silva | Criança

 

Direcção de Fotografia | Edição

Marcello Freire

 

Guião | Produção | Realização

Marcello Freire

Yosune Borobia

 

Gravado em “Alminhas”, Cabanas  - Monte Córdova

 

FICHA TÉCNICA AUDIO

Letra, melodia, voz, cuatro - Yosune Borobia

Violoncelo - Geraldo Gomes

Percussões - Pancho Tarabbia

Gravado ,  Misturado e Masterizado no Estúdio da Aguda

Produção Musical, Arranjos Adicionais - Quico Serrano

 

BIOGRAFIA

Yosune, compositora e intérprete de alma inquieta e espírito universal, começou a sua aproximação à música aos 7 anos a tocar um típico instrumento de corda venezuelano, o Cuatro, cantando canções populares típicas do país.

Em 2011 ganhou uma bolsa de estudos em São Paulo, onde estudou música brasileira na EMESP, e em 2016, ainda no Brasil, lançou o seu primeiro álbum: ‘Yoyo Borobia’. Este LP foi produzido por Dj Deeplick com a participação de grandes músicos brasileiros e cubanos, um disco ecléctico que transita através de sonoridades latino-americanas, brasileiras e orientais. Com este trabalho apresentou-se em mais de 35 cidades de 10 países, entre 2015 e 2017, passando pelo Uruguai, Argentina, Brasil, Chile na América Latina e Espanha, Inglaterra, França, Portugal, Bélgica, Alemanha e Luxemburgo na Europa, participando de grandes festivais como o Glastonbury Festival (UK, 2016) e a SIM São Paulo em 2015.

Em Portugal, desde 2017, começa uma nova jornada, nutrida com novas parcerias com músicos e produtores estabelecidos. Participou da banda de rock portuguesa Serushiô, criou uma peça de teatro infantil-juvenil com Monalisa Lins (‘Gira Mundos’) e escolhida como #INESTALENT em 2021 e 2022, participando nas residências artísticas do Festival WestwayLab (2019) e Liverpool Sound Guest House em 2021.

Em 2021 edita o single ' Azul', uma viagem onírica que nasce da nostalgia e da vontade de encontrar o outro, sem medo. Uma antessala do que será o próximo trabalho discográfico: 'Madre Tierra'.

Em 2022 participou do Songwriting Camp em Guimarães organizado pelo Why Portugal e fez uma digressão pelo Cone Sul da América Latina, realizando onze concertos em 10 cidades diferentes, incluindo São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis no Brasil, e Buenos Aires, Córdoba, Unquillo, Tucumã e Salta, na Argentina, com o violoncelista português Geraldo Gomes, uma tournée apoiada pela DGArtes. Neste mesmo ano, a convite dos Remexido, colabora na canção “Nem Nem”.

2023 foi ano de composição e de vários espetáculos.