24 Horas de Le Mans, após as primeiras 6H: O Team Peugeot TotalEnergies no grupo da frente

24 Horas de Le Mans, após as primeiras 6H: O Team Peugeot TotalEnergies no grupo da frente
Fotografia: DR
  • Um início cheio de acção.
  • O Team Peugeot TotalEnergies estava no grupo da frente após 6 horas de corrida.
  • A chuva surgiu após 3 horas de prova.


Está em curso a edição do Centenário das 24 Horas de Le Mans!

Lebron James, lenda viva da NBA, agitou a bandeira tricolor para dar a partida aos 62 concorrentes desta 91ª edição da prova que é, igualmente, a 4ª ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA de 2023. Paul Di Resta, ao volante do PEUGEOT 9X8 #93 e Nico Müller no PEUGEOT 9X8 #94 iniciaram a corrida perante centenas de milhares de fãs.

As primeiras seis horas de corrida foram repletas de acção, com muitos incidentes em pista, o que levou ao primeiro safety car apenas alguns minutos após a bandeira verde. No recomeço, o PEUGEOT 9X8 #93 ocupava o 8º lugar, seguido pelo #94 em 10º, numa pista com diferentes aderências. Os dois pilotos foram consistentes, atingindo velocidades máximas de 336 km/h (#94) e 329 km/h (#93) antes de passarem a condução para Jean-Éric Vergne e Gustavo Menezes.

À terceira hora de prova foi accionado um segundo safety car devido à forte chuva que se fez sentir em parte da pista e que provocou muitos acidentes com vários carros a saírem da pista. Este safety car permitiu assim que o Team Peugeot TotalEnergies assumisse a liderança da corrida.

As horas seguintes foram tão agitadas como as primeiras e o Team Peugeot TotalEnergies mantém-se no ritmo do pelotão da frente. Após seis horas de corrida, Loïc Duval, ao volante do PEUGEOT 9X8 #94, ocupava a terceira posição. O #93, que saiu de pista anteriormente na corrida, ocupava a 12ª posição às 22h, conduzido por Mikkel Jensen.

 

Jean-Marc Finot - Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorport: "Penso que três elementos serão fundamentais para o sucesso nesta corrida: o ritmo, a gestão dos incidentes de corrida e a fiabilidade dos carros. Podemos constatar que, em termos de ritmo, estamos próximos do que tivemos durante os treinos livres e estamos na mesma janela que os outros concorrentes. Relativamente aos incidentes de corrida, tivemos alguns acontecimentos positivos e negativos, pelo que temos de nos manter concentrados para não cometer erros. Finalmente, no que diz respeito à fiabilidade dos carros, estamos satisfeitos por termos corrido durante 6 horas sem quaisquer alertas, mas a corrida ainda é longa."

Jean-Éric Vergne - PEUGEOT #93: " Tive um primeiro ‘stint’ muito longo, as condições não eram muito boas e era complicado manter-me em pista, o que não consegui. Saí com pneus novos, era a estratégia correcta, mas perdi o carro em Mulsanne, fiz um pião e depois o motor parou e tive de fazer vários ‘resets’ para o recuperar, pelo que perdi muito tempo. Depois, quando voltei, durante o meu último ’stint’, já em piso seco, estava a sentir-me bastante confiante."

Nico Müller - PEUGEOT #94: "Tive um início de corrida limpo, o que era o principal objectivo. Foi muito complicado, porque desde Tertre Rouge até à segunda chicane estava o piso muito molhado, mas mantivemos o controlo e isso é o mais importante. O carro parece-me bem até agora, sem grandes problemas, o que é bom. Ainda nos estamos a aguentar, a corrida é muito longa, por isso só temos de continuar, fazer uma corrida limpa e depois logo se vê."