5.ª Edição do Música no Termo explora a ligação entre o indivíduo e o tempo

5.ª Edição do Música no Termo explora a ligação entre o indivíduo e o tempo
Foto: DR

A 5.ª edição do Música no Termo, um evento dedicado à música clássica, acontece de 27 de Setembro a 27 de Outubro de 2024, no termo norte de Lisboa. Este evento celebra a criatividade e a produção musical de artistas portugueses e residentes em Portugal, destacando o valioso património cultural e museológico da zona norte da cidade.

 

Este ano, o Música no Termo centra-se na temática do indivíduo e da sua relação com o tempo em que vive, explorando as singularidades das suas produções criativas. A programação inclui seis concertos que acontecerão em locais emblemáticos como o Palácio Fronteira, o Palácio dos Lilases, o Museu Nacional do Teatro e da Dança, e a Igreja do Colégio São João de Brito.

 

Três efemérides importantes serão comemoradas nesta edição: o centenário da morte de Augusto Machado e Gabriel Fauré, ambos nascidos em 1845, e os 100 anos do nascimento de Joly Braga Santos. O evento propõe uma reflexão sobre o impacto dos contextos históricos na criação musical, destacando as diferenças entre o reconhecimento mundial de Fauré e a relativa obscuridade de Machado. O programa analisará se essas diferenças se devem a factores geográficos ou à natureza das suas composições, enquanto também explora o percurso único de Braga Santos no contexto musical português.

 

Com entrada livre, o Música no Termo 2024 promete uma profunda exploração das intersecções entre história, contexto social e criação artística, homenageando figuras-chave da música portuguesa e europeia. Este evento convida o público a reflectir sobre as influências dos contextos históricos nas produções musicais, oferecendo uma experiência rica e diversificada para todos os amantes da música.

 

Programação de Concertos

 

Data: 27 de Setembro

 

Local: Palácio Fronteira

 

"Criação e criatividade no feminino"

 

Uma homenagem às mulheres criadoras contemporâneas de Machado e Fauré, com obras de Germaine Tailleferre e Anne Victorino d'Almeida, interpretadas pelos Solistas Melleo Harmonia: Joaquim Ribeiro (Clarinete), José Pereira (Violino) e José Pedro Ribeiro (Piano).

 

Data: 5 de outubro

 

Local: Jardim de Inverno do Palácio dos Lilases

 

"Augusto Machado: uma pérola da Geração de 70"

 

Um destaque à produção vocal de Augusto Machado, com performances de Eduarda Melo, Tiago Matos e João Paulo Santos.

 

Data: 11 de outubro

 

Local: Jardim de Inverno do Palácio dos Lilases

 

"Indagações de uma Belle Époque"

 

Foco nos compositores franceses da Belle Époque, como Ernest Chausson e Gabriel Fauré, interpretados por Inês Simões, Miguel Simões, Matilde Araújo, Joana Nunes, Isabel Vaz e Vasco Dantas.

 

Data: 19 de outubro

 

Local: Museu Nacional do Teatro e da Dança

 

"Joly Braga Santos: uma vida, dois regimes"

 

Uma exploração da vida e obra de Joly Braga Santos, no contexto político e musical do seu tempo, com o Quinteto de Sopros Melleo Harmonia composto por Anabela Malarranha (Flauta), Luís Auñon Perez (Oboé), Joaquim Ribeiro (Clarinete), Carolino Carreira (Fagote), Luís Vieira (Trompa).

Data: 26 de outubro

 

Local: Igreja do Colégio São João de Brito

 

"Requiem op. 48 de Gabriel Fauré: um Requiem redentor"

 

Apresentação do icónico Requiem de Fauré, com Patrycja Gabrel, André Baleiro, o Coro Ricercare e a Orquestra Melleo Harmonia, sob a direção de Joaquim Ribeiro.

 

Data: 27 de outubro

 

Local: Igreja do Colégio São João de Brito

 

"Música e devoção"

 

Encerramento do evento com o Coro Santo Inácio de Loyola, com a direção musical do Pdre. João Caniço.