Afrolis traz ao TBA uma audição exclusiva de um novo audiodrama original
Quase dez anos depois da sua criação, o projecto Afrolis chega a um ponto de consolidação e afirma-se como um dos mais interessantes espaços de jornalismo dedicado às questões da vivência afrodescendente. Depois de lançarem um novo website em Janeiro passado, preparam-se para lançar uma série de três audiodramas sobre questões do quotidiano das pessoas afrodescendentes em Portugal. O primeiro episódio será dedicado à temática das relações interraciais e conta uma conversa (e sessão de escuta) no TBA no dia 6 Abril com a presença da argumentista Lara Mesquita, dos intérpretes Daniel Martinho e Manuela Paulo e de Carla Gomes e Carla Fernandes, do Afrolis.
O projecto Afrolis foi criado em 2014, enquanto audioblogue – a Rádio Afrolis – pela jornalista angolana Carla Fernandes para registar a experiência de afrodescendentes a viver em Lisboa. Em 2020, o projecto passou pelo TBA para apresentar Djidiu – a herança do ouvido, uma coletânea de poemas sobre a experiência negra em Portugal. Regressa agora com o primeiro episódio de uma série de três audiodramas a produzir ao longo de 2023 a partir da vivência das mulheres negras. Numa sessão de escuta colectiva, Carla Fernandes e Carla Gomes, do Afrolis, conversam com a argumentista Lara Mesquita e os intérpretes Daniel Martinho e Manuela Paulo sobre este episódio, os seus processos e temas. Mas a escuta não fica por aqui. O primeiro episódio da série será disponibilizado no Dito e Feito, o podcast do TBA.
AFROLIS é um projecto de jornalismo independente liderado por mulheres negras que reivindica a utilização de práticas de oralidade como herança ancestral e a arte de contar histórias como recurso de sobrevivência e de partilha de saberes, experiências e diferentes visões. Ao longo de 8 anos produziu mais de 200 episódios com entrevistas que apresentam diversas perspectivas da cidade e do país pela voz de afrodescendentes. Em 2023 o projecto venceu o Desafio de Inovação da Google News Initiative, que contou com 605 candidaturas da Europa, Médio Oriente e África, sendo um dos 47 projectos apoiados internacionalmente pela Google no próximo ano. A escolha do Afrolis como um dos únicos projectos apoiados no país configura-se como um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido com as comunidades afrodescendentes não apenas em Portugal, mas também em outros países de língua portuguesa, como Angola, Brasil, Moçambique e Cabo Verde, entre outros.
O primeiro episódio desta série de audiodramas será lançado no dia 2 Abril nas redes do Afrolis, sendo depois retransmitido no podcast do TBA, o Dito e Feito, no dia 4 Abril.
6 Abril
quinta 18h30
Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete (máximo de 2 por pessoa) na bilheteira no próprio dia a partir das 15h
Sala Manuela Porto
Duração 90 mins.