Arqueólogos das Universidades de Freiburg (Alemanha) e de Coimbra em escavações numa estátua-menir com cerca de 4.000 anos

Arqueólogos das Universidades de Freiburg (Alemanha) e de Coimbra em escavações numa estátua-menir com cerca de 4.000 anos
Fotografia: D.R

Uma equipa de arqueólogos das Universidades de Freiburg (Alemanha) e de Coimbra irá realizar escavações arqueológicas numa estátua-menir datada dos finais do III milénio antes de Cristo, ou seja, de há cerca de 4.000 anos atrás, do alvor da Idade do Bronze, localizada no rebordo oriental da Serra de Leomil, na União de Freguesias de Peravelha, Aldeia de Nacomba e Ariz, no concelho de Moimenta da Beira.

As intervenções arqueológicas, que vão decorrer já entre os dias 4 e 15 de setembro, integram um projeto de investigação internacional financiado pela DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft) e apoiado pelo Município de Moimenta da Beira.

Os trabalhos de escavação são públicos, abertos à comunidade geral, que está convidada a ir conhecer tanto o conjunto das intervenções, como este singular testemunho do seu património.

Segundo os investigadores, terão sido artesãos que “recorrendo ainda a instrumentos de pedra, madeira e osso, terão esculpido este monumento, dando-lhe forma humana e representando através de gravações as suas vestes e insígnias”. A estátua-menir tem de altura 1,36m (acima do terreno) e está localizada a 955 metros de altitude.

Com estes trabalhos os arqueólogos pretendem “conhecer um pouco melhor a sua história e do lugar escolhido para a sua implantação, procurando, por exemplo, verificar se existem mais motivos representados, que conhecimentos e técnicas de engenharia terão os seus artífices utilizado para a gravar e erguer, e se existem ainda vestígios de outras estruturas em seu redor”.

Além da importante componente científica, estudantes de arqueologia de ambas as universidades terão a oportunidade de trocar experiências de trabalho e enriquecer a sua formação académica.