Artes da cor e do traço no Museu do Oriente
As técnicas do papel marmoreado e da pintura chinesa assentam no poder expressivo da cor e do traço e, para as dar a conhecer, o Museu do Oriente organiza dois workshops nos próximos sábados 12 e 19 Novembro.
Como forma de expressão plástica, a técnica do papel marmoreado tem vindo a desenvolver-se, ao longo dos tempos, como uma área da pintura em papel até agora muito pouco divulgada. Com origem no Japão, mas influenciada por outras culturas, como a Turquia, que lhe foram introduzindo novos materiais e conceitos, a técnica do papel marmoreado chegou a ser utilizada como suporte a documentos sagrados, em tempos mais remotos, chegando também a ser utilizada, mais tarde, como papel de embrulho. Na sessão de sábado, 12 de Novembro, são dados a conhecer os materiais a utilizar de acordo com as diferentes técnicas a aplicar, incluindo a preparação do banho, das tinhas e do próprio papel de suporte.
Muito diferente da pintura ocidental, a pintura chinesa não pretende criar uma cópia fiel da realidade, mas sim, representar a essência das coisas, procurando os traços mais característicos do modelo sem entrar no pormenor. O workshop de iniciação à pintura chinesa, que se realiza em duas sessões, a 12 e 19 de Novembro, tem como objectivo divulgar os materiais e as técnicas específicas desta forma de arte, os seus traços essenciais e a forma de os executar.
Workshop Papel Marmoreado
12 Novembro
Horário: 14.00-18.00
Participantes: mín. 8, máx. 10
Preço: 60 € (material incluído)
Workshop Iniciação à Pintura Chinesa
12 e 19 de Novembro
Horário: 10.00-13.00
Participantes: máx. 15
Preço: 50 €