As artes plásticas, a música e o cinema juntam-se no gnration

As artes plásticas, a música e o cinema juntam-se no gnration
Foto: DR

A inauguração de duas exposições e um cine concerto marcam a quinta-feira no gnration

Francisco Carneiro música o filme de Luis Buñuel, Tatiana Macedo estreia Still Moving Inside Me e homenageia-se uma das artistas mais influentes do século XX com Ana Vieira: Cadernos de montagem.

 

As artes plásticas, a música e o cinema juntam-se amanhã, 24 de abril, no gnration. Pelas 18:00, inauguram-se as exposições Ana Vieira: Cadernos de montagem e Still Moving Inside, que permanecerão com entrada livre até dia 28 de junho. Às 21:30, o bracarense Francisco Carneiro cria uma nova banda sonora para Diário de uma Criada de Quarto (1963), de Luis Buñuel.

 

Exposições: Ana Vieira e Tatiana Macedo nas galerias zero e um

Pioneira nas práticas artísticas mais experimentais e expandidas, Ana Vieira (1940-2016) é uma das artistas mais influentes da arte portuguesa do século XX. Durante a sua carreira, que se estendeu por mais de quatro décadas, desenvolveu um corpo de trabalho marcado por instalações e construções cénicas e teatrais. Esta exposição foca-se na obra da artista, procurando estudar, documentar e apresentar um conjunto de obras, juntamente com os respectivos desenhos e anotações realizados pela própria. Pretende assegurar a produção de cadernos de montagem, garantindo a preservação e apresentação em futuras exposições.

 

O projecto expositivo e editorial é da autoria da curadora Antonia Gaeta, da arquitecta Astrid Suzano e da conservadora e investigadora Sofia Gomes, com a colaboração do Banco de Arte Contemporânea (BAC) e dos herdeiros do espólio de Ana Vieira, os seus filhos Miguel e Paula Nery.  Resulta de uma parceria entre gnration, Centro de Arte Oliva, CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura) e MACE (Museu de Arte Contemporânea de Elvas), e com apoio da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e do BAC – Banco de Arte Contemporânea.

 

Still Moving Inside Me é uma instalação vídeo multicanal que explora a relação entre o som e a imagem, apresentando o som como imagem e vice-versa. Reconhecida internacionalmente – com um percurso de criação de 20 anos nos campos da fotografia, do filme-ensaio, da instalação, do cinema e do som, a artista explora o lugar de fala da imagem desprovida de texto ou narrador, da tensão do espectador provocada entre o movimento e a quietude das acções e dos gestos que atravessam o plano, que desafiam os seus limites ou que neles se definem.

 

Este projecto tem o contributo de Berke Can Özcan, multi-instrumentista, produtor e compositor turco que navega pelo jazz, o rock psicadélico turco, o ambient, a pop e a improvisação. Tatiana Macedo traz pela primeira vez o seu trabalho até Braga, integrado no programa do Cinex da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.

 

Ambas as obras do programa expositivo do gnration têm entrada gratuita e permanecem abertas ao público até dia 28 de Junho.

 

Música de Francisco Carneiro para filme de Luis Buñuel

Também amanhã, pelas 21:30, Francisco Carneiro apresenta a banda sonora que compôs para Diário de uma Criada de Quarto (1963), o filme do realizador espanhol-mexicano Luis Buñuel baseado no romance de Octave Mirbeau. Um drama que segue Célèstine, uma jovem que se muda de Paris para o interior para servir os burgueses Monteil. Quando pensa em despedir-se, sabe da violação e morte de uma menina e, então, decide continuar e procurar o culpado.

 

Natural de Braga, Francisco é um compositor em ascensão no panorama nacional, alcançando, inclusive, o 2º lugar no Prémio de Composição SPA/ Antena 2 em 2024. Foi o responsável da composição musical do espectáculo TRUST da companhia de dança com.dance e.V., em parceria com a coreógrafa Katja Gluding, e pela banda sonora da série Bittersweet, uma produção de Sapphire Films emitida pela emissora neerlandesa Avotros. Francisco sublinha de como no filme de Buñuel “a sua linguagem não depende da música como elemento cinemático”, admitindo que “a banda-sonora escrita por mim pretende desafiar esta escolha com grande cumplicidade, humildade e admiração perante essa decisão.

 

É um desafio em forma de homenagem e não uma proposta em forma de riposta.” Ao seu teclado, junta-se Luís Salomé, no saxofone, Carlos Ribeiro, no trompete, David Correia, no violino I, Carolina Pimenta, no violino II, Carlos Domingues, na viola de arco, e Ana Carolina Rodrigues, no violoncelo. Este cineconcerto é promovido pelo Cinex, inserido na Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.

 

Os bilhetes para o espectáculo podem ser adquiridos AQUI e em locais habituais. 

 

Este concerto tem o apoio à divulgação da Antena 3.

WEBSITE