Barcelos celebra o Natal e ilumina a cidade
Barcelos ilumina as ruas, praças e avenidas já no próximo dia 1 de dezembro, marcando assim o início da época mais mágica do ano – o Natal. A cidade fica inundada de luz e cor, com milhares de motivos, que vão iluminar cerca de 58 ruas, praças e outros espaços da cidade, proporcionando um ambiente acolhedor aos barcelenses e a todos quantos visitam a Cidade, nesta quadra festiva.
Este ano, dando cumprimento ao plano de poupança de energia 2022-2023, aprovado em Conselho de Ministros, a iluminação decorativa do Natal só vai estar ligada no período entre as 18h00 e as 24h00.
Além dos tradicionais motivos natalícios espalhados pela cidade, este ano destacam-se a árvore de Natal de 25 metros no Largo da Porta Nova e a árvore de 15 metros junto à Igreja Matriz. Novidade é também um túnel luminoso de 50 metros com espetáculos multimédia, na Avenida da Liberdade, e a introdução de várias iluminações alusivas ao Caminho de Santiago, bem como alguns motivos de Natal em 3D, nas principais praças da cidade.
As iluminações de Natal têm sido um dos pontos altos de estímulo ao comércio local e constituem uma tradição fortemente enraizada por todos os que vivem e trabalham na cidade, assumindo ainda um relevo acrescido devido ao elevado número de pessoas que todos os anos visitam a cidade, nesta época.
Como já foi referido, como forma de contribuir para a poupança de energia, o Município irá seguir a resolução do Governo e ligar as luzes apenas das 18h00 à meia-noite.
Os encargos com a iluminação de Natal rondam os 150 000 euros.
"PRESÉPIO A 7 ARTES”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho
A cerimónia que marcará o arranque da época natalícia acontece no primeiro dia de dezembro, no Largo da Porta Nova, pelas 18h00, com a atuação da Tuna Académica do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Todavia, no mesmo dia, pelas 17h00, dá-se a inauguração do “PRESÉPIO A 7 ARTES”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, uma criação coletiva de mais de quatro dezenas de artesãos barcelenses, de múltiplas produções e gerações. Meia hora mais tarde, pelas 17h30, será inaugurada uma exposição coletiva de presépios, na Torre Medieval. O Mercado de Natal, no Largo Dr. José Novais, abrirá logo de seguida.