Biblioteca Municipal de Cantanhede dinamiza atividades junto da comunidade escolar
“Se eu fosse o menino Jesus…" foi a mote para o desafio que a Biblioteca Municipal de Cantanhede apresentou a cerca de 15 alunos da Escola Básica de Gesteira. Após reflexão sobre a natividade e a sua importância em toda a comunidade, foi solicitado aos meninos que dessem largas à sua imaginação e criassem um desenho alusivo ao tema, devidamente acompanhado com uma frase ilustrativa.
A partir dos trabalhos de expressão plástica elaboradas pelos alunos, as técnicas da Biblioteca Municipal elaboraram um pequeno vídeo que serviu para reforçar o verdadeiro espírito do Natal e todos os pensamentos que lhe ocorreram sobre esta temática, servindo assim para assinalar uma das datas mais importante do calendário cristão.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal tem vindo a lançar projectos nas mais diferentes áreas educacionais, com o propósito de encontrar alternativas para, em tempo de pandemia, (re)aproximar a comunidade escolar da biblioteca. A este propósito será importante salientar a iniciativa “Levamos a biblioteca perto de si” desenvolvida pelo Município de Cantanhede através da sua Biblioteca Municipal, em que continua desde Abril do ano transacto a disponibilizar o acesso de todos os utilizadores e munícipes do concelho a várias formas de divulgação cultural ao domicílio.
Num período em que volta a subir o nível de propagação do vírus Covid-19, a autarquia cantanhedense mantém a aposta neste tipo de iniciativas que se tem revelado um verdadeiro caso de sucesso, no recolhimento domiciliário e, sempre que possível, no isolamento social. Inserida no projecto “Levamos a biblioteca perto de si”, a acção tem como principal objectivo promover e divulgar a cultura, facultando para isso o empréstimo de livros, CD de música e filmes em DVD a toda a população, permitindo assim um acesso contínuo aos documentos disponibilizados por este equipamento cultural, sem que tenha que sair do conforto e segurança de sua casa.