Cadaval integra o projecto Geoparque Oeste
O Cadaval formalizou recentemente a sua adesão ao Geoparque Oeste, projecto conjunto de seis municípios que se juntaram e têm desenvolvido esforços no sentido da criação de um parque deste tipo em território comum aos municípios promotores: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.
O Município do Cadaval passou a integrar formalmente esta rede no passado dia 23 de Abril, no seguimento da aprovação, por unanimidade, da sua adesão em sessão ordinária da Assembleia Municipal.
O Geoparque Oeste tem como objectivo a divulgação e promoção do património natural e cultural, destacando as suas gentes, costumes e tradições, tendo por base um trabalho em rede com os principais actores locais.
Essa meta passa por apresentar uma candidatura que conduza ao reconhecimento pela UNESCO do Geoparque Oeste. Para estar em condições de apresentar a candidatura e ser reconhecido como geoparque, a entidade que corporiza o projecto, aspiring Geoparque Oeste, desenvolve contactos com associações, empresas e instituições de ensino presentes no território dos municípios que subscrevem o projecto.
A Associação Geoparque Oeste e o Politécnico de Leiria irão realizar, dia 5 de Maio, pelas 21h00, uma sessão sobre o Plano Estratégico do aspiring Geoparque Oeste, em formato digital, que tem como objectivo promover a participação e envolvimento activo da população nas diferentes fases do planeamento das acções, as suas expectativas e opiniões sobre o turismo, a educação, o património natural e cultural; e a promoção do território, de modo a construir um documento estratégico participado e onde os parceiros da AGEO se identifiquem nas suas principais linhas de acção.