Campanha de escavações arqueológicas nas ruínas romanas de Santa Vitória do Ameixal
Durante o mês de Julho (3 a 28 de Julho), irá decorrer a Campanha de Escavações Arqueológicas nas Ruínas Romanas de Santa Vitória do Ameixial, Estremoz.
Esta iniciativa enquadra-se no Projecto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), SVA_ETZ Programa de Valorização e Investigação Arqueológica apresentado à DGPC e contará com outras actividades associadas, nomeadamente saídas de campo para a realização de prospecções arqueológicas no âmbito do Projecto “A Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz”.
A campanha de escavação será dividida em dois turnos de duas semanas cada, e irá contar com voluntários locais, alunos universitários do país e estrangeiro e profissionais da área.
Os trabalhos que irão ser desenvolvidos visam dar início ao proposto no documento PIPA apresentado à DGPC, que deixa expresso como um dos objectivos a definição do potencial arqueológico do espaço, esclarecendo a situação actual existente na vila romana, apurando o seu estado de conservação e caracterizando os elementos arqueológicos existentes.
Para tanto, considera-se prioritário recuperar uma leitura arqueológica do existente, de modo a definir áreas funcionais do sítio arqueológico, e também conseguir identificar uma leitura crono-estratigráfica segura. O plano proposto irá iniciar-se por intervenções em áreas já anteriormente escavadas, com vista à limpeza da superfície, ao estabelecimento de perfis e ao registo gráficos dos elementos existentes.
Em função da progressão dos trabalhos poderão estabelecer-se novas frentes de tarefas, mas a prioridade passará sempre por recuperar as leituras das áreas intervencionadas por distintos arqueológos que em diferentes tempos trabalharam neste sítio arqueológico.
Esta iniciativa trata-se de uma organização conjunta do Departamento de História da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.
O Município de Estremoz é desde junho de 2021, a instituição com competências directamente ligadas às ruínas de Santa Vitória do Ameixial, tendo assim o dever de preservar e valorizar as memórias materiais, físicas e imateriais relacionadas com o sítio arqueológico e com os trabalhos aí realizados, tendo como principal foco potenciar o valor patrimonial da vila de Santa Vitória do Ameixial que tem todas as condições para “voltar” a ser um sítio de referência a nível regional e nacional.