Há 38 anos a representar com alegria na Europeade

Há 38 anos a representar com alegria na Europeade
Fotografia: Ricardo Pereira Fotografia

É na freguesia de Cabril, no concelho de Castro Daire, que encontramos um Grupo Folclórico com mais de 48 anos de história e tradição.

Em 1970 formou-se o Grupo Folclórico de Cabril, constituído por rapazes e raparigas que pediram para levar umas ofertas a uma festa de 15 de Agosto. Miúdos e graúdos de sor- riso no rosto transmitiram através da dança o que lhes ia no coração.

Ao longo dos anos este grupo foi crescendo e, actualmente, tem ele- mentos entre os 3 e os 83 anos, existindo uma grande amplitude entre to- dos os participantes, que partilham o interesse pelo folclore e pela cultura e tradição da sua região.

O que tanto caracteriza este rancho é o saber representar o tempo em que estão inseridos, 1910 a 1920. Os seus trajes e os seus cantares, e acima de tudo o saber estar são princípios que estão presentes nas actuações.

Todos os elementos do grupo possuem o compromisso de preservar e de manter esta cultura e este património popular e das tradições que lhes foram deixadas lealmente pelos antepassados e que têm vindo a ser transmitidas de geração em geração. Quanto aos trajes, na época do In- verno utilizam a lã e no Verão o linho. Na coreografia, o grupo está situado numa faixa de transição, ou seja, entre a Beira Alta e a região de Ribadouro, o que significa que as duas danças próximas da região de Viseu são danças de roda, simples, saltitadas, alegres. Na zona do Ribadouro, as marcações em coluna ou quadrado são usuais

Uma representação além-fronteiras

O Rancho Folclórico de Cabril é federado e, desde 1991, que todos os anos participa no Europeade, o Festival Europeu de Folclore. Desde o ano de estreia, em que estiveram em Rana, que partiram em viagem por quase toda a Europa, desde Portugal à Rússia. Já fora da Europa, “estivemos 21 dias no Brasil, sentido um prestígio em representar Portugal e a região da Beira Alta e do Ribadouro além-fronteiras” conclui Jorge Pereira Teles, presidente do Rancho de Santa Maria de Cabril.

O espírito do Grupo de Cabril e dos outros grupos participantes do Europeade é o de partilha da cultura tradicional, usos e costumes, dos trajes e das danças entre os vários países do continente europeu.

Este ano a viagem vai ser um pouco mais curta e dentro das fronteiras portuguesas. O Festival Europeade tem lugar na cidade de Viseu e conta com a participação do Grupo Folclórico de Cabril.

Texto: Carolina Brilhante