Cantanhede pretende aumentar acervo historiográfico
De forma a prevenir o desaparecimento de recordações históricas da cidade, a Câmara Municipal encontra-se a dinamizar o projecto Traçar a Memória do Concelho de Cantanhede.
Este é um projecto que a autarquia cantanhedense tem vindo a desenvolver desde 2006, com o propósito de constituir um arquivo de documentos, fotografias, filmes ou vídeos que reportem a realidades locais de outras épocas e a recolha de testemunhos orais de munícipes seniores cujos testemunhos permitam reconstituir de algum modo o passado das comunidades.
A documentação obtida por essas duas vias será depois organizada e catalogada de modo a constituir um acervo historiográfico que servirá de base à construção da história contemporânea do concelho de Cantanhede e que será disponibilizado a quem pretenda realizar trabalhos nesse domínio.
O que se pretende é reunir o maior manancial de informação possível sobre as dinâmicas familiares, sociais, culturais e etnográficas desenvolvidas nos diferentes contextos do território concelhio no decurso do século XX, de modo a preservá-las para Memória Futura. Os testemunhos orais prestados por munícipes seniores nas designadas Entrevistas de Vida servirão para estruturar o suporte narrativo a essas dinâmicas, com ilustrações dos registos audiovisuais recolhidos.