O Museu do Caramulo renovou a sua imagem, com um novo logótipo, e no mesmo processo, lançou um site novo, virado para os desafios digitais da sua actividade.
Com uma marca criada há quase 20 anos, o Museu do Caramulo sentiu a necessidade de renovar a sua imagem, procurando um logótipo mais simples, como mais leitura e que perdurasse no tempo. “O logótipo e marca antiga já não reflectia aquilo que o museu faz hoje, seja em termos museológicos seja noutros domínios onde operamos actualmente” refere Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direcção do Museu do Caramulo.
A empresa escolhida para renovar a marca do Museu do Caramulo foi o Atelier Pedro Falcão, responsável por logótipos de instituições como o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade ou o Ano do Design Português. O logótipo tem por base um tipo de letra criada de raiz pelo conhecido designer português Mário Feliciano, responsável por vários tipos de letras como as do semanário Expresso, do jornal espanhol El País ou do jornal sueco Svenska Dagbladet.
O rebranding da marca do Museu do Caramulo foi acompanhado pelo lançamento de um novo site, mais moderno, intuitivo e com uma organização que privilegia as colecções, as exposições temporárias e os eventos, além de uma loja expandida e da secção O Meu Clássico, com dicas de conservação e vários serviços orientados aos proprietários de veículos antigos.
O novo site, disponível em www.museudocaramulo.pt, e que teve o design a cargo da agência Brand & Advise e a programação realizada pela Metatheke, foi apoiado pelo programa ProMuseus. Com este projecto o Museu do Caramulo aposta na melhoria significativa de acesso a conteúdos e na definição de layout “responsive design”, que permite aceder ao website através de vários suportes, por forma a maximizar a usabilidade em diferentes dimensões.