Centenária Feira dos Pinhões acontece a 29 de Janeiro
O Município de Ansião irá levar a cabo a edição de 2022 da Centenária Feira dos Pinhões no próximo dia 29 de janeiro, com um programa que conjuga o presencial com o virtual, adequado às atuais circunstâncias.
O grandioso certame que caracteriza este evento será assinalado com uma Feira dos Pinhões minimalista, na Praça do Município a partir das 9h00, onde se poderão encontrar produtos endógenos e artesanato local e regional, não faltando o ícone da festa – o pinhão.
O período da manhã contará também com animação musical pelo grupo Camisas Negras, no Mercado Municipal, nas ruas da vila e na Praça do Município, local onde, às 11h30, será apresentado o teatro de marionetas "O Mais Maior Grande D. Roberto".
Nos canais digitais do município será transmitida, quando forem 10h00, mais uma edição da rubrica Viagens na Minha Terra, que tem vindo a ser promovida mensalmente pelo serviço de turismo da autarquia e pela Ansião TV, dedicada ao tema "Rossio da Loiça - Constantina". Originário desta aldeia, o Teatro Olimpo apresentará, uma hora mais tarde, uma recriação histórica deste evento secular, com a peça "Um Quadro da Antiga Feira dos Pinhões". Às 15h00, será a vez dum showcooking, dando a palavra e mostrando os dotes dos aprendizes de chefs da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.
A música voltará à Praça do Município, que acolherá, às 15h30, a atuação de Tiago Silva.
Outra arte de palco encerrará a programação da Centenária Feira dos Pinhões, ficando o Centro Cultural de Ansião, a partir das 21h30, a cargo do Teatro Olimpo para a representação de "Quem És Tu, José?", peça integrada nas Jornadas Teatrais, uma iniciativa do município e do Teatro Olimpo que, pelo quinto ano consecutivo, traz o teatro a um palco de Ansião.
Depois de em 2021 o evento ter sido assinalado apenas virtualmente com alguns momentos alusivos, entendeu agora a autarquia ser esta uma forma possível de assinalar uma data tão importante para a identidade do concelho, proporcionando momentos de celebração das tradições e saberes seculares e contemporâneos, tradutores da cultura, da identidade e da singularidade de Ansião.