Loulé: a brincar desde 1906

Loulé: a brincar desde 1906
Fotografia: D.R.

O Carnaval de Loulé, considerado o mais antigo do país, tem uma forte vertente satírica.

António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa viajam numa nau da época dos Descobrimentos e querem navegar rápido nas águas carnavalescas. Será que conseguem?  “Os  Descobrimentos – a Grande Geringonça” é o tema da edição deste ano do Carnaval de Loulé, considerado o mais antigo do país.

Em jeito de sátira acutilante, o corso vai recriar o período glorioso da história de Portugal, juntando as figuras dos reis e navegadores das conquistas marítimas aos heróis da atualidade, personalidades bem conhecidas da política ou do desporto, como a seleção nacional de futebol, que ganhou o Euro 2016 comandada por “D. Fernando” Santos, “O Conquistador”. No meio da confusão vai andar Marcelo Rebelo de Sousa, a espalhar beijinhos e abraços ao comando da “Nau Presidencial”.

O público vai poder alugar fatos e adereços de Carnaval e assim entrar na folia. Uma das novidades este ano é a exposição deste espólio, produzido ao longo dos anos pelo município de Loulé, nas monstras das lojas do comércio da Praça da República.

O Carnaval de Loulé, com origem em 1906, decorre este ano nos dias 25, 26 e 28 de Fevereiro, e os bilhetes custam dois euros. As receitas revertem a favor de instituições de solidariedade social do concelho.