Centro Municipal da Cultura de Ponta Delgada acolhe exposição de Mário Roberto de 5 de Julho a 3 de Agosto
A exposição itinerante “Errantes, 2023” do artista Mário Roberto será inaugurada no próximo dia 5 de Julho, às 18h00, no Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada.
Este espaço municipal dá assim a conhecer ao público uma instalação de vídeo e fotografia, que, segundo o autor, “foca-se no tema da progressiva gentrificação de um território, aliada ao fenómeno da crescente escassez de casas de arrendamento permanente, impeditivo da fixação de morada”.
No texto informativo sobre esta instalação pode ainda ler-se Sofia Lapa a referir que “um novo regime de arrendamento força a perda do lar”.
“Uma a uma, cada área funcional da casa vai sendo desactivada. Metodicamente, o recheio das divisões vai sendo distribuído por caixas, contentores de objectos potencialmente funcionais. Esvaziada da nossa identidade, a casa já não é o nosso lar”, é esta a problemática central desta manifestação artística.
Assim “instala-se a melancolia” nesta exposição que ficará patente neste espaço do centro histórico até 3 de Agosto, depois irá estar no Centro Cultural de Fenais da Luz, de 16 de Agosto a 4 de Setembro, e por fim poderá ser contemplada no Centro Cultural de Santo António, de 4 de Outubro a 3 de Novembro.
Quanto ao autor, ele é um dos conhecidos artistas que fazem parte do Quarteirão, um espaço de Ponta Delgada que concentra vários talentos da cidade, ao longo da Rua D`Água, Rua Pedro Homem, Rua Carvalho Araújo, Rua Machado dos Santos e Rua Guilherme Poças Falcão.
Mário Roberto é um dos artistas regionais que se dedica à arte na sua plenitude. Desde o desenho, à pintura ou à gravura, desde a fotografia, ao vídeo, sem faltar o teatro e a escrita, seja ela de contos, crónicas ou poesia.