Cérebro em Acção coloca Emoções em Movimento - 21 de Setembro

Cérebro em Acção coloca Emoções em Movimento - 21 de Setembro
Foto: DR

A iniciativa “Cérebro em Acção” regressa à Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, no próximo dia 21 de Setembro, a partir das 15 horas. Destinado a crianças dos 5 aos 10 anos, esta edição terá como tema as emoções e a sua importância.

 

A sessão inicia-se com a leitura do livro infantil “O Novelo das Emoções”, que conta a história de Marta, uma menina confusa com os seus sentimentos que, com a ajuda do seu amigo, o pássaro Sukha, descobre e conhece algumas das emoções mais básicas. A partir daqui as crianças serão incentivadas a criarem o seu próprio novelo das emoções, assim como o seu próprio amigo Sukha. As inscrições para esta actividade são gratuitas e limitadas, devendo ser feitas até 19 de Setembro na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

 

Dinamizada pela Odysseia, esta actividade pretende ser uma forma de controlar o stress e a ansiedade relacionados com preocupações futuras ou eventos passados, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento das habilidades socio-emocionais, através da autorregulação emocional e da capacidade de resiliência nas crianças. Visa também estimular habilidades como a memória, concentração, criatividade e imaginação, estimular a motricidade fina e os diversos sentidos (através do contacto com diferentes materiais) e o desenvolvimento de habilidades socio-emocionais.

 

A iniciativa "Cérebro em Acção" visa estimular a memória e a concentração, desenvolver a linguagem e habilidades socio-emocionais, fomentando momentos de conexão entre as diferentes gerações. Decorre mensalmente até ao final do ano (à exceção dos meses de Julho e Agosto), apresentando sessões de estimulação cognitiva, que irão contribuir para a melhoria das funções cognitivas (memória, raciocínio, linguagem, atenção, concentração, etc.). As diversas sessões temáticas irão fomentar a entreajuda e partilha de conhecimentos e experiência entre diferentes gerações e melhorar a qualidade de vida e a autonomia.