Ciclo "Café com Filmes" prossegue no Teatro-Cine de Torres Vedras

Ciclo "Café com Filmes" prossegue no Teatro-Cine de Torres Vedras
Fotografia: D.R.

O ciclo “Café com Filmes”, produzido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Académico de Torres Vedras, prossegue.

Recorde-se que este ciclo parte da tradição de Torres Vedras na área do cinema, nomeadamente de um passado cineclubista. É objectivo da iniciativa dinamizar um conjunto de actividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo mediante a exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo e a sociedade, para a descodificação da linguagem e para a formação de novos públicos.

As próximas sessões a realizar no âmbito do ciclo “Café com Filmes” acontecerão no Teatro-Cine de Torres Vedras, em quintas-feiras, pelas 21h00. Nelas serão exibidos os filmes: Alma Viva, de Cristèle Alves Meir (12/1); Mato Seco em Chamas, de Joana Pimenta e Adirley Queirós (26/1); Paris, Texas, de Wim Wenders (2/2); A Odisseia dos Tontos, de Sebastián Borensztein (16/2); Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund (9/3), e Morada, de Eva Ângelo (23/3).

A participação nas sessões do ciclo “Café com Filmes” são gratuitas.

Mais informação sobre o ciclo “Café com Filmes” pode ser obtida na área de agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou no Facebook da iniciativa.

Alma Viva

Sinopse: Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontracção, mas, de repente, a sua adorada avó morre.

Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa: a sua avó.

 

França | Portugal | Bélgica, 2022

Realização: Cristèle Alves Meir

Duração: 86 minutos

 

 

Mato Seco em Chamas

Sinopse: Em Ceilândia, na periferia de Brasília, Léa, Chitara e Andreia têm um negócio muito particular: sacando petróleo a oleodutos da cidade, transformam-no depois em gasolina que vendem aos “motoboys” da área. Entre esta estrutura montada e o negócio da política, assim se conta a história das Gasolineiras de Kebradas.

 

Brasil | Portugal, 2022

Realização: Joana Pimenta, Adirley Queirós

Duração: 153 minutos

Paris, Texas

 

Sinopse: Travis Henderson, desaparecido durante quatro anos, reaparece no deserto dos EUA, exausto e amnésico. Aos poucos, vai-se recordando da sua vida, sendo acolhido pelo seu irmão Walt, responsável por Hunter, filho de Travis. Como totais estranhos, Travis e Hunter começam a construir uma amizade e a conspirar para encontrar Jane, ex-mulher de Travis, e trazê-la de volta para formar uma verdadeira família.

 

Festival de Cannes 1984 – Palma de Ouro

BAFTA 1985 – Melhor Realização

 

Alemanha | EUA, 1984

Realização: Wim Wenders

Duração: 144 minutos

 

 

A Odisseia dos Tontos

Sinopse: Na época do infame Argentinian Corralito, os vizinhos de uma pequena cidade traçam um plano para recuperar o dinheiro que perderam, depois de descobrirem que se tratou de um golpe do gerente do banco e de um advogado corrupto.

 

Argentina | Espanha, 2019

Realização: Sebastián Borensztein

Duração: 116 minutos

 

 

Triangulo da Tristeza

Sinopse: Carl e Yaya são modelos e influenciadores digitais. Quando são convidados para fazer uma viagem num cruzeiro de luxo, veem-se misturados com gente rica e extravagante. Entre os companheiros de viagem está um oligarca russo, um traficante de armas inglês e o capitão da embarcação, comunista e alcoólico. O cenário é ideal para publicações nas redes sociais e eles aproveitam cada oportunidade para exibir o requinte daquelas férias. Mas tudo se complica quando uma grande tempestade faz o barco afundar-se, arrastando os poucos sobreviventes para uma ilha deserta. E quando se dão conta de que a única pessoa que se sabe desenvencilhar naquele lugar inóspito é uma empregada da limpeza, a hierarquia do grupo inverte-se.

 

Festival de Cannes — Palma de Ouro

 

Suécia | Alemanha | França | Dinamarca, 2022

Realização: Ruben Östlund

Duração: 149 minutos

 

Morada

Sinopse: Espectadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retracto se faz da memória e do presente.

Porto de uma "história do cinema", de um lugar, de um país, mas também de um mundo em mudança.

 

Portugal, 2022

Realização: Eva Ângelo

Duração: 86 minutos

 

Conversa no final com a realizadora