Daniel Blaufuks inaugura no Hangar a 18 de Setembro
Inaugura no dia 18 de Setembro, às 18h, no Hangar - Centro de Investigação Artística a nova exposição de Daniel Blaufuks (n. 1963), intitulada "Melancolia Tropical ou a ilha que perdeu o Equador".
Nesta exposição, o artista regista a partir das suas fotos, o longo capítulo da violenta colonização portuguesa em São Tomé e Príncipe, que foi, no início do século XX, o maior exportador de cacau do mundo, dependendo da exploração não só das roças, mas, sobretudo, dos trabalhadores, os chamados serviçais, atraídos das outras colónias, principalmente de Cabo Verde e Angola, com vagas promessas de retorno ao fim de cinco anos, e que nunca ou muito raramente se viriam a concretizar.
Nesta exposição, serão exibidas colagens com fotografias instantâneas, recortes de textos e imagens, oriundos de jornais e livros, textos manuscritos, espécimes de botânica, selos postais e mapas, na sua grande maioria de pequeno formato, uma forma do artista contar esta história da violência do colonialismo.
Daniel Blaufuks tem-se debruçado no seu trabalho artístico em temáticas como a shoah, mas nesta exposição estabelece um paralelismo entre o holocausto e a história do colonialismo português.
"Melancolia Tropical ou a ilha que perdeu o Equador" de Daniel Blaufuks estará patente no Hangar até ao dia 9 de Novembro.
O Hangar - Centro de Investigação Artística, situa-se no bairro da Graça, em Lisboa, e está aberto de quarta a sábado das 15h às 19h.