Dia Internacional em memória das vítimas do holocausto assinalado em Mangualde

Dia Internacional em memória das vítimas do holocausto assinalado em Mangualde
Fotografia: D.R.

O Município de Mangualde, através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, vai assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data será marcada com uma conferência inserida no projecto “Diálogos sobre a(s) intolerância(s)”, do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Universidade de Coimbra. A iniciativa, destinada a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, mas, também, à comunidade em geral, terá lugar no dia 26 de Janeiro de 2023, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal.

A Conferência conta com a presença de três investigadores do projecto, Jaime Gouveia e Carolina Pereira da Universidade de Coimbra, e João Nunes do Instituto Politécnico de Viseu, investigadores do Centro de História da Sociedade da Cultura da Universidade de Coimbra, que vão dar a conhecer casos concretos da história local relacionados com condenações do tribunal da Inquisição em Mangualde, e estudos sobre o Holocausto e refugiados da Segunda Guerra Mundial.

O evento conta, ainda, com um momento dinâmico de visita à exposição “Memória: Totalitarismo na Europa”.

Programa

15h30 | Sessão de Abertura

Rui Costa – Vereador da Câmara Municipal de Mangualde

Maria João Fonseca | Directora da Biblioteca Municipal de Mangualde

 

15h40 | A(s) intolerância(s) na História: em Mangualde e no mundo

“A inquisição em Mangualde (1526-1821)” | Jaime Gouveia, UC - CHSC

“De Torre de Tavares-Mangualde a Jacarta (Indonésia) em contextos de intolerância religiosa: aspectos de vida do missionário João Ferreira de Almeida” | João Nunes, IPV e UC - CHSC

“Refugiados judeus em Portugal em fuga da Guerra e do Holocausto (1940 – 1946)” | Carolina Pereira, UC – CHSC

 

16h40 | Visita à exposição: “Memória: Totalitarismo na Europa”

Diogo Fonseca | Biblioteca Municipal de Mangualde

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos nazis, um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. Por outro lado, pretende-se educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo.

O dia 27 de Janeiro foi escolhido para homenagear as Vítimas do Holocausto pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de Novembro de 2005, por ser a data que marcou a libertação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz- Birkenau e o fim do Holocausto.