Um refúgio por descobrir

Um refúgio por descobrir
Fotografia: Montanhas Mágicas

Estamos junto a dois patrimónios mundiais da UNESCO, as pinturas rupestres do Vale do Côa e o Alto Douro Vinhateiro, num recatado e tranquilo hotel de turismo de Aldeia: o Bairro do Casal. Situado em Murça, perto de Vila Nova de Foz Côa, o espaço está longe dos grandes centros urbanos, podendo o visitante respirar ar puro e sentir a natureza.

Quando chegamos somos recebidos por uma das proprietárias, que logo nos traz um cálice de vinho do Porto de boas vindas. Odete Marques conta-nos que a ideia de criar o Bairro do Casal surgiu porque a sócia, Anabela Costa, queria recuperar o bairro mais antigo da aldeia que era dos seus antepassados e fazer dele um espaço onde os seus hóspedes pudessem estar em pleno contacto com o campo.

Neste momento o Bairro do Casal dispõe de cinco casas que podem ser alugadas tanto para passar uns dias relaxantes em família, como uma saída a dois ou para um retiro empresarial. As Casas Formosinda e Aida são ideais para duas pessoas, as J. Faustino, Belmira e J. David dispõem de dois quartos de casal.

As casas mantiveram a traça original, havendo uma ligação entre o antigo e o moderno. Vemos bancos feitos em madeira, lareiras como antigamente, recantos na pedra a fazer de prateleiras, fogões a lenha, em perfeita harmonia com a modernidade do ar condicionado e rede wi-fi. Quando vamos ao espaço exterior experimentar a piscina, somos recebidos pelo Bebocas, o gato do hotel em Turismo d’Aldeia. Gosta muito de se aninhar e da companhia das pessoas.

Na proximidade há muito para ver, destacando-se as pinturas rupestres do Vale do Côa, considerado um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo e o mais importante com arte rupestre paleolítica de ar livre.

Em Freixo de Numão, é possível visitar o museu e o Centro Histórico, o Castelo Velho, o Prazo, o Moinho das Regadas e outras ruínas romanas. Pode ainda optar por passeios de barco, visitas a Quintas Vinícolas, baptismo de Voo, passeios de Jeep, BTT ou canoagem.

Um local onde ninguém morre de tédio!