Encontros Mágicos regressam a Coimbra de 19 a 24 de Setembro
Os Encontros Mágicos estão de regresso a Coimbra de 19 a 24 de Setembro. O maior e mais antigo festival de magia português, organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, com direcção artística de Luís de Matos, traz a Coimbra, nesta sua 27ª edição, 15 artistas, de nove nacionalidades e de três continentes. Os Encontros Mágicos foram apresentados hoje, dia 13 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, pela directora do Departamento de Cultura e Turismo da autarquia, Maria Carlos Pego, e pelo mágico e produtor Luís de Matos.
A cidade de Coimbra volta a ser a capital internacional da magia de 19 a 24 de Setembro e vai ser palco de dezenas de espectáculos diários em vários locais do concelho. “Este evento marca a nossa cidade e o nosso programa cultural pelas suas características distintivas. É um dos eventos mais acarinhados por todos”, considerou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, realçando que, no caso dos espectáculos de rua, “as pessoas ficam surpreendidas e extasiadas com o que está a acontecer”.
“Este ano há três tipos de eventos [Magia de Rua, Escola de Magia e Galas Internacionais] e 72 apresentações de magia de rua na cidade”, adiantou ainda o autarca, recordando que “ainda há bilhetes” para as Galas Internacionais, que decorrem nos dias 22 e 23 de Setembro, no Grande Auditório do Convento São Francisco. “Mas apressem-se, que os bilhetes esgotam”, reforçou. José Manuel Silva destacou, ainda, a qualidade do festival, agradeceu o empenho do mágico Luís de Matos e garantiu o apoio da autarquia a um dos eventos “mais emblemáticos da cidade”. “Continuaremos a empenhar-nos, em anos futuros, para termos mais e melhores Encontros Mágicos”, reforçou.
A 27ª edição dos Encontros Mágicos divide-se, assim, em três linhas de acção – Magia de Rua, Escola de Magia e Galas Internacionais de Magia – e traz à cidade 15 artistas oriundos da Argentina, Áustria, Cuba, Espanha, Inglaterra, Japão, Peru, Rússia e Portugal. São eles Amèlie (Espanha), Amino-San (Japão), Artem Shchukin (Rússia), Gisell (Peru), James James (Inglaterra), Leandro Morgado (Portugal), Lebart (Argentina), Luís de Matos (Portugal), Mario Lopez (Espanha), Paulino Gil (Espanha), Ramó & Alegria (uma dupla de Espanha), Raul Camaguey (Cuba) e The Clairvoyants (uma dupla da Áustria).
Durante seis dias, vão realizar-se 72 representações de magia em praças e jardins da cidade, mais concretamente na Praça 8 de Maio, rua Visconde da Luz, rua Ferreira Borges, Praça do Comércio, Praça das Bandeiras do Convento São Francisco, Parque Verde e Parque do Vale das Flores.
De realçar, também, a Escola de Magia, que integra aulas de iniciação à arte mágica, dirigidas a crianças dos seis aos 12 anos (limite de 20 crianças/sessão), que contemplam os níveis I e II, e decorrem no Convento São Francisco, e uma sessão dirigida a crianças e jovens com necessidades especiais, a decorrer na Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – Cavalo Azul. As aulas de magia possibilitam a dezenas de crianças e jovens a realização de um curso de iniciação a esta arte, são gratuitas, mas é necessária a realização de reserva/inscrição.
As Galas Internacionais de Magia são, também, uma marca dos Encontros Mágicos. Este ano, vão decorrer nos dias 22 e 23 de Setembro, sexta e sábado respectivamente, no Grande Auditório do Convento São Francisco. São espectáculos únicos, realizados por conceituados mágicos internacionais, cabendo a apresentação a Luís de Matos, responsável também pela direcção artística dos espectáculos. Os bilhetes para as galas estão à venda na bilheteira do Convento São Francisco e também na BOL, em https://tinyurl.com/68bntj4r.
Recorde-se que, em 1992, a CM de Coimbra organizou o 1.º Festival Internacional de Magia. Depois de um interregno de cinco anos, em 1998 o festival renasceu integrado no certame, mais abrangente e de maior dimensão, que hoje conhecemos como Encontros Mágicos, deixando de consistir numa única Gala Internacional de Magia para passar a estender-se por seis dias de intensa programação que tornam Coimbra na capital nacional da magia todos os anos, na terceira semana de Setembro.