Agosto marca encontro com todos no Museu FC Porto
Em tempo com sabor a férias, nada como aproveitar a programação diversificada para toda a família e o Tour FC Porto (Museu + Estádio) para descobrir uma das atracções premiadas e mais procuradas na cidade do Porto e no Norte do país
Agosto também marca encontro com as famílias e todo o público no Museu Futebol Clube do Porto, onde o Tour FC Porto (Museu + Estádio), premiado em Portugal e a nível internacional, assim como as propostas de programação, diversificadas e de qualidade reconhecida, são sempre imperdíveis e fazem parte dos principais roteiros de actividades para todos. Por isso, em tempo com sabor a férias, nada como aproveitar bem as oportunidades e visitar uma das atracções mais procuradas durante todo o ano na cidade do Porto e no Norte de Portugal.
Os quase 130 anos do FC Porto são razão mais do que suficiente para justificar a ida (ou o regresso) ao Museu, percorrer a memória do clube, conhecer os segredos e encantos do Estádio do Dragão e, além disso, participar em eventos que também fazem a diferença. É o caso da Rota do Dragão, passeios culturais na cidade conduzidos pelo historiador Joel Cleto. Pois bem, à procura de ‘Majestosos e populares dragões’, a Rota do Dragão sai à rua no dia 26 e inclui espaços iconográficos como o Mercado do Bolhão e o Majestic Café, mas na Sala Multiusos do Museu FC Porto, numa abordagem através da fotografia, a mostra temporária Rota do Dragão – A Exposição (dias 1 a 13) desafia o conhecimento e até inclui uma visita comentada (dia 12) associada a este mesmo evento, com a participação do próprio Joel Cleto.
A nova temporada está a começar e todos já ambicionamos êxitos para o FC Porto. A oficina criativa Dragão a Jogo – Marca Golos ao Sopro (dia 20) partilha desse espírito e destaca-se como uma proposta pedagógica e muito divertida, com a marca de referência do Serviço Educativo do Museu FC Porto e para participar em família. Ainda na programação direccionada aos mais novos, Música com Dragõezinhos – Férias (dia 6) e Histórias com Magia para Dragõezinhos – A Cartola Fumegante (dia 26) também são êxitos que fazem parte da agenda deste Verão.
No auditório do Museu, a conversa acontece numa projecção em ecrã gigante e com um dos fenómenos mediáticos que se lançou a uma carreira televisiva de sucesso a partir dos estúdios do Porto Canal. Convidado de Rui Cerqueira em mais um Universo Porto – Entrevista (dia 19), o antigo jogador Cândido Costa percorre memórias dos tempos de futebolista e de uma ligação ao FC Porto que lhe valeu os títulos nacionais mais desejados e a Taça UEFA de 2002-2003.
Outras obras de arte podem e devem ser visitadas na exposição temporária Humano, ainda demasiado humano, a decorrer até 30 de Setembro de 2023 no Espaço João Espregueira Mendes (EJEM). A curadoria é de Miguel von Hafe Pérez e os trabalhos apresentados são de autores internacionais seleccionados na importante colecção privada Norlinda e José Lima, integralmente depositada no Cento de Arte Oliva (São João da Madeira) e, pela primeira vez, a marcar presença na cidade do Porto.