Evento “Verde que te quero verde” envolve todas as escolas de Tondela durante duas semanas

Evento “Verde que te quero verde” envolve todas as escolas de Tondela durante duas semanas
Fotografia: DR

Os agrupamentos de escolas Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo e a Escola Profissional de Tondela organizam, de 22 de Maio a 7 de Junho, com o apoio da Câmara Municipal, entre outras entidades, a iniciativa “Verde que te quero verde”.

O evento decorre no âmbito do Plano Nacional das Artes, encontrando-se integrado na “Bienal Cultura Educação #1 - Retrovisor: uma história do futuro”. A iniciativa vai realizar-se em paralelo à apresentação pública dos trabalhos concorrentes ao 6º Festival Internacional de Cartoon, organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, que tem como mote nesta edição as alterações climáticas. 

O “Verde que te quero verde” pretende desenvolver acções de cruzamento disciplinar no âmbito da educação ambiental e da criação artística. O nome do evento foi beber inspiração a um poema do espanhol Federico García Lorca.

O programa inclui cinema, artes visuais, palestras, performance, exposições, instalações, oficinas para crianças e jovens, visitas e um showcooking de combate ao desperdício alimentar. Estas actividades decorrerão nas escolas envolvidas, mas também na ACERT e no Museu Municipal Terras de Besteiros.

A iniciativa é destinada essencialmente à comunidade escolar, envolvendo grande parte dos alunos dos três estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao 12º ano.

Algumas acções, como o showcooking “Momentos Saudáveis sem desperdícios!”, o 2º “Festival de Cinema de Animação” e as diferentes exposições, são abertas a toda a população.

Esta é a primeira edição de “Verde que te quero verde”, mas os promotores acreditam que o tema é suficientemente vasto e urgente para ser desenvolvido nas escolas e fora delas em próximas edições.

A organização, a cargo das três escolas, conta com a colaboração da ACERT e o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara de Tondela, o Teatro Viriato, o CineEco, o Projecto Património, o Cine Clube de Viseu, o Planalto Beirão e as empresas Interecycling, Foto Raf, Coloreffects, Sr. Bacalhau e a Mercearia Tátá.

O Plano Nacional das Artes está a ser desenvolvido no concelho de Tondela desde o ano lectivo 2020/2021, envolvendo a nível nacional 420 escolas.

O “Verde que te quero verde” é um programa incentivado por este plano que acredita que as escolas são polos culturais e as instituições culturais têm uma responsabilidade educativa, potenciando a sua acção na partilha e trabalho confluente, numa grande articulação com o meio em que as mesmas se inserem.