Exposição documental, “Simão Paes do Amaral: Uma Família, um Tempo, uma Vila”

Exposição documental, “Simão Paes do Amaral: Uma Família, um Tempo, uma Vila”
Fotografia: D.R.

A mostra documental, a partir da colecção particular do Palácio e do Fundo Bibliográfico Alexandre Alves, intitulada “Simão Paes do Amaral: Uma Família, um Tempo, uma Vila” estará patente de 13 de Março a 31 de Maio, no Palácio dos Condes de Anadia.

Esta exposição, que tem inauguração agendada para dia 13 de Março, pelas 14h30, resulta de uma parceria entre o Palácio dos Condes de Anadia e o Município de Mangualde e tem como principal objectivo promover uma das personalidades mais significativas da história de Mangualde: Simão Paes do Amaral e a sua acção na então vila de Mangualde.

Paralelamente, pretende-se com a iniciativa divulgar a história local, o fundo bibliográfico Alexandre Alves e o Palácio dos Condes de Anadia, também conhecido por Palácio Anadia e Casa dos Pais do Amaral, um dos mais belos exemplares da arquitectura barroca da região do Dão, mandado construir por Simão Paes do Amaral na primeira metade do século XVIII.

A Exposição "Simão Paes do Amaral: uma Família, um Tempo, uma Vila" é uma exposição documental, constituída por um conjunto de documentos que integram as Colecções do Palácio Anadia, bem como o Fundo Bibliográfico Alexandre Alves, pertencente ao Município de Mangualde, e que se encontra disponível para consulta na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Estarão expostos verbetes e manuscritos produzidos por Alexandre Alves no âmbito da sua investigação, bem como documentos originais e manuscritos reservados.

A visita à exposição está integrada na visita ao Palácio.