Festival do Pastel de Molho regressa à Covilhã no último fim de semana de Junho
Nos dias 28, 29 e 30 de Junho, o Pastel de Molho da Covilhã promete fazer as delícias de todos quantos passarem pelo Jardim das Artes, que volta a ser palco do festival dedicado a este produto gastronómico típico da cidade e do concelho.
Numa organização conjunta da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), o evento visa divulgar, promover e valorizar um produto certificado e único deste território.
Esta terceira edição do festival contará com sete espaços e nove produtores certificados e promete continuar a trajectória de crescimento que foi registada nos anos anteriores, tal como apontou, dia 20, em conferência de imprensa, a Vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia.
Sublinhando a importância que este festival tem na promoção de um produto que faz parte das tradições e dos hábitos Covilhanenses, Regina Gouveia também salientou o facto de simultaneamente se estar a desenvolver um trabalho que contribui para reforçar e preservar a identidade cultural da Covilhã.
Uma ideia partilhada pelo Presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, Paulo Carvalho, que destacou a autenticidade e simplicidade do certame e do próprio produto.
Este responsável vincou ainda a forte aposta que tem sido feita ao nível da qualidade da promoção do produto certificado cujo elemento diferenciador está no molho, que durante o festival será exclusivamente produzido pela Confraria e disponibilizado aos participantes.
Uma estratégia que visa evitar o surgimento de variantes que possam desvirtuar a essência do Pastel de Molho da Covilhã, acrescentou o Presidente da AECBP, João Marques.
Destacando que o festival é o “ponto mais alto” da promoção e divulgação do produto, João Marques também frisou que os objectivos delineados estão a ser alcançados e que o Pastel de Molho da Covilhã já começa a ser conhecido fora de portas e que, paulatinamente, se vai afirmando como um activo que cria valor económico.
Ao longo dos três dias, o festival decorre entre as 18:00 e as 24:00, e também conta com animação musical com grupos locais, designadamente a Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (sexta-feira), as Vozes do CAI (sábado) e o Grupo de Concertinas da Covilhã (domingo).
Sábado e domingo, às 18:30, a ASTA - Teatro e outras Artes vai apresentar um espectáculo.
Tendo como objectivo do projectar este produto fora da Covilhã, na semana anterior ao festival, a Confraria vai promover visitas a instituições no concelho vizinho do Fundão.
O Pastel de Molho da Covilhã é um produto gastronómico feito à base de massa folhada, recheado com carne, que é servido com molho de açafrão e que ficou muito associado aos hábitos alimentares da classe operária das fábricas que marcam a história do concelho.