Ponta Delgada abraça luta contra a homofobia, transfobia e bifobia
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, pela voz da Vereadora Cristina Canto Tavares, reafirmou o seu compromisso quanto à luta contra a homofobia, transfobia e bifobia, tendo ainda dado nota da ampliação de respostas para abraçar a causa, através do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação em curso.
“Desde a primeira hora, que Ponta Delgada se assume como um município inclusivo e, este ano, decidimos reforçar os apoios às instituições que se batem por esta causa fundamental e justa”, indicou a autarca, este domingo, após a comemoração do Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que foi promovida pelo centro de apoio (A)MAR – Açores pela Diversidade e pela gerência do Lava Jazz, o clube de jazz onde teve lugar a iniciativa.
“Temos definidos apoios anuais a instituições como a UMAR, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação de Planeamento Familiar e, através da qual, temos o orgulho de apoiar o projecto (A)MAR, financiando um gabinete que se destina a acompanhar pessoas em processo de transição e mudança sexual”, fez saber Cristina Canto Tavares.
“Em Julho, voltaremos também a apoiar a concretização da Marcha Orgulho LGBTI+, em Ponta Delgada”, acrescentou, ciente do “caminho ainda a percorrer em Portugal, no que toca à forma como a sociedade interpreta as liberdades e direitos sexuais”.
“Em Ponta Delgada, no entanto, estas questões são vistas como uma prioridade. Acreditamos na importância de promover uma sociedade inclusiva e igualitária para todos os cidadãos, independentemente da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género”, frisou a Vereadora, sublinhando que “a autarquia está comprometida em combater activamente a discriminação e o preconceito, através das políticas contempladas no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, e em estreita parceria com a organizações locais”.