Mangualde apoia Arte Urbana
O Município de Mangualde apresenta mais um trabalho de arte urbana, da autoria do artista local JAF. Denominado “Resistência” é um projecto apoiado pela autarquia, que irá despertar os olhares dos mangualdenses e de todos que por ele passarem. A pintura mural poderá ser visitada junto da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e das Piscinas Municipais.
O artista JAF é natural de Mangualde. Licenciado em 2017, em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem participado em diversos concursos e exposições colectivas, tendo já obtido diversos prémios, como é o caso do 1ºlugar na 5ª mostra de Graffiti de Almada. Actualmente dedica-se inteiramente à pintura mural. Mangualde já tem a sua marca na arte urbana através de diversas pinturas, sendo o mural “Resistência” o seu último projecto.
A arte urbana enquanto expressão artística é uma das diversas formas de intervenção na sociedade e de transformação de mentalidades, que tem vindo a ser apoiada pelo Município. O mural “Resistência” tem uma mensagem que nos é transmitida pelo próprio artista. JAF salienta:
«Neste mural quis explorar a ideia de resistência e afirmar a necessidade de reagir perante qualquer sistema ou força que nos oprime e leva a ser o próximo opressor.
Cada pessoa aparece com a boca tapada por alguém e, no momento a seguir, usa a sua própria mão para tapar a boca da que tem ao seu lado. A sequência de várias pessoas nesta condição e com este tipo de ação gera um círculo vicioso, que se converte num comportamento social primeiramente aceite, depois normal, a seguir esperado, e por último exigido.
Qualquer um de nós pode ser mais um agente que perpetua essa regra, ou o elemento disruptivo que quebra a corrente!
Sejamos então a pessoa que pensa de forma autónoma, crítica e livre, com coragem de se afirmar e garantir quer para si, quer para os outros, o direito à liberdade de expressão!»