Montemor-o-Velho intensifica combate às plantas invasoras aquáticas
Poço da Cal, o Serviço Municipal de Protecção Civil tem estado a desenvolver uma acção de limpeza e contenção das plantas invasoras aquáticas e de defesa do nenúfar-amarelo.
O combate e controlo das espécies invasoras tem sido desenvolvido pela Autarquia Montemorense, ao longo dos anos, de forma reiterada e contínua através de recursos próprios, mas também de apoios comunitários e de projectos de alcance regional e intermunicipal.
O impacto da invasão de plantas não autóctones no concelho, como é o caso do jacinto-de-água, da Elódia Densa, da Ludevigia-rastejante ou da Elódia-africana, representa um desafio no seu controlo e contenção, agravando assim o cenário actual e obrigando a maiores esforços, não só por parte da Autarquia de Montemor-o-Velho, mas também necessariamente de todos, com comportamentos mais responsáveis.
Nesta medida, a par da intensa actividade desenvolvida no seu combate, o Município está a promover, junto da comunidade, o conhecimento sobre algumas das invasoras que podem colocar em perigo a fauna e a flora do concelho, e, por conseguinte, também o território e vivência dos munícipes.
Assim, no âmbito da programação “Castelo Sente”, durante todo mês de Junho, das 10h às 18h30, vai estar patente no Castelo de Montemor-o-Velho a exposição “O Impacto das Plantas Exóticas no Município de Montemor-o-Velho”, de modo a alertar os munícipes para o perigo das espécies exóticas, bem como promover uma maior consciência ambiental da sociedade.
A entrada é livre.