Mercado a Reciclar em parceria com o Município da Marinha Grande
A Valorlis, em colaboração com o Município da Marinha Grande e com o apoio da Sociedade Ponto Verde, dinamizou a acção Mercado a Reciclar, no Mercado Municipal da Marinha Grande. Durante a manhã do passado sábado, 18 de Dezembro, o vereador do pelouro do ambiente da Câmara Municipal, João Brito, e uma equipa da Valorlis estiveram no Mercado a sensibilizar e motivar os comerciantes para a correcta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados.
Para o vereador João Brito “esta iniciativa reveste-se de grande importância, na medida em que permite reforçar a sensibilização dos vendedores e clientes e induzir à mudança de comportamentos ambientalmente responsáveis”. O autarca acrescenta que “temos vindo a trabalhar em parceria com a Valorlis, com os propósitos de reduzir as quantidades de resíduos a encaminhar para aterro e potenciar a reciclagem (separação seletiva).
A Administradora Delegada da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, explica que “os mercados são locais de alguma produção de resíduos nomeadamente cartão e plástico, que quando não são depositados nos contentores representam um problema”. E acrescenta: “estamos empenhados, em conjunto com o município, em garantir o encaminhamento e valorização dos resíduos recicláveis produzidos nos mercados”.
Nesta acção, a Valorlis pretendeu minimizar o impacto resultante do mercado, promovendo o correcto encaminhamento dos resíduos recicláveis produzidos:
- Sensibilização às entidades envolvidas na gestão do mercado;
- Dotar os mercados de equipamentos para deposição seletiva;
- Sensibilização aos comerciantes para o correcto encaminhamento dos resíduos;
- Acompanhamento e monitorização da iniciativa;
- Atribuição do Galardão Mercado a Reciclar
Após monitorização da iniciativa, a Valorlis pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes, que se destaquem pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do mercado, promovendo a gestão adequada dos resíduos.
Esta campanha surge na dinâmica de proximidade da Valorlis com os seus municípios, na resolução de problemas comuns e contribui para uma cidadania activa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da acção em outros mercados da sua área de intervenção.