"Viseu Cidade-Jardim" aposta na retoma do turismo local em 2021
São três dezenas de acções que posicionam ainda Viseu no centro do debate da sustentabilidade e alterações climáticas e da promoção de uma “cidadania verde”.
Viseu reelege em 2021 o seu slogan histórico de 1935 como mote de comunicação para o ano que agora começa, com os olhos postos na retoma da actividade turística e na promoção de um estilo de vida sustentável e amigo do ambiente.
“Viseu Cidade-Jardim” – cujo plano de acção aposta na valorização dos recursos naturais, ambientais e culturais do concelho como factores de qualidade de vida e atractividade económica e turística.
“Acima de tudo, queremos realçar a Cidade, o Concelho sustentável, do ponto vista ambiental, com um compromisso sólido com a descarbonização. Será um ano dedicado à Cultura, ao Desporto, ao Ensino, aos factores fundamentais da nossa qualidade de vida”, adianta António Almeida Henriques, Presidente do Município de Viseu.
Um dos grandes objectivos da programação é, também, centrar Viseu no grande debate da actualidade e do pensamento contemporâneo – a sustentabilidade, a salvaguarda dos recursos naturais, as alterações climáticas, e promover uma maior coerência e integração das agendas temáticas locais.
O plano dá corpo a um conjunto robusto de acções em áreas de actuação muito distintas – como Ambiente, Cultura, Património e Reabilitação Urbana, Mobilidade, Educação, Desporto, Turismo e Marketing Territorial – que constituem compromissos do Município em prol do fomento da qualidade de vida de quem vive em Viseu e de quem visita e investe no território.
“Sob o signo da “Cidade-Jardim”, desenvolvemos um plano de acção que é antes de mais de valorização e desenvolvimento local, e só depois de fomento turístico e económico”, refere o autarca.
Com esse objectivo, o programa conta com várias acções já em desenvolvimento ou a lançar, como a classificação da Mata do Fontelo como Conjunto de Interesse Público, a valorização do Parque da Aguieira, o lançamento do projecto municipal “Escola de Jardineiros de Viseu”, a construção da ecopista do Vouga ou a criação de novos roteiros de natureza e de dois novos recantos fluviais, a requalificação do troço do Caminho Interior Português de Santiago e dos albergues locais, e uma nova campanha promocional, com recurso a meios digitais, entre várias outras.
Para o Vereador com o pelouro do Turismo e do Marketing Territorial, Jorge Sobrado, “2021 vai ser um ano pintado a verde, em Viseu. Com este plano, lançamos, simultaneamente, uma nova proposta para o desenvolvimento de uma cidadania verde e um novo tónico para o relançamento de um turismo sustentável, percepcionado como verde e seguro”. Tendo como pressuposto que a construção de um “destino sustentável e de excelência” tem por base fundamental a salvaguarda e valorização dos valores territoriais e a qualificação das condições de vida da população, o plano definido é uma “agenda aberta” a outras iniciativas e acções.
Os compromissos já identificados têm um carácter suplementar às competências exercidas de forma corrente pelo Município e aos investimentos e projectos em curso no âmbito do programa “VISEU PRIMEIRO”.
Recuperar o primeiro e mais duradouro slogan turístico de Viseu
A assinatura “Viseu Cidade-Jardim” remonta aos anos 30 do século XX, e é o primeiro e mais duradouro slogan turístico de Viseu. A sua formal e muito profusa adopção no plano promocional da cidade resulta da acção da Comissão de Iniciativa e Turismo, administrada à altura pelo Vereador Francisco Almeida Moreira, “O Capitão”.
No actual contexto de crise de saúde pública, o Município considera ser especialmente estratégica a aposta na valorização turística de recursos naturais locais, de produtos e eventos associados a natureza, ar livre e a actividades culturais e físicas seguras e em rotas emergentes como a Rota da Nacional 2 e do Caminho Português Interior de Santiago, onde Viseu dispõe de uma posição e potencial muito relevantes.
Depois de “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, “Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018”, “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, “Viseu 2020. Luz, Câmara, Acção”, Viseu dedica agora o ano de 2021 à sua identidade histórica que se apresenta, simultaneamente, como uma resposta aos tempos do presente e do futuro próximo.
“A afirmação de Viseu como Cidade-Jardim, sustentável, equilibrada, mais verde, inteligente e solidária, está perfeitamente alinhada com os desafios com que o país e o mundo se deparam. Posiciona o nosso concelho no centro do debate de tendências emergentes, como as alterações climáticas, o turismo sustentável e a forma como as cidades médias surgem como garante de qualidade de vida”, conclui António Almeida Henriques.