Museu do Vidro debateu narrativas e comunicação em museus

Museu do Vidro debateu narrativas e comunicação em museus
Foto: DR
Museu do Vidro debateu narrativas e comunicação em museus

Narrativas e comunicação em Museus foi o tema da conferência proferida por Joana Monteiro, directora do Museu de Lisboa, realizada no dia 13 de Abril, no Museu do Vidro.

 

Num evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do investigador Jorge Custódio e de vários convidados, foi abordada “A função expositiva como modo primordial de comunicação em museus: valores, objectivos e estratégias em busca de relevância”, tendo como oradora Joana Monteiro (Directora do Museu de Lisboa), no Foyer do Museu do Vidro.

 

Nesta iniciativa integrada no Ciclo de Conferências promovido no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, Joana Moreira salientou que os museus fazem exposições como modelo ideal de comunicação, que suporta a identidade dessas instituições e do território onde se insere, sendo encarados com credibilidade e confiança pelo público. Devem ser locais de diversão e de dinâmicas sociais e positivas, para atraírem diferentes públicos.

 

Joana Sousa Monteiro é museóloga e directora do Museu de Lisboa, desde 2015. Foi assessora da Vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa para a área dos museus e do património (2010-2015). Foi Coordenadora-adjunta da Rede Portuguesa de Museus no Instituto Português de Museus (2000 a 2010). Anteriormente foi técnica do Instituto de Arte Contemporânea e colaboradora do Museu Nacional de Arte Contemporânea.