As atrocidades do regime nazi em nome da arte e do poder  

As atrocidades do regime nazi em nome da arte e do poder   
Foto: DR

«O mestre de Dachau»: um romance fascinante sobre o poder da arte para revelar ao mundo a grande farsa do regime nazi

Um retrato surpreendente sobre a força da criação artística em tempos de guerra

 

No passado dia 22 de Fevereiro de 2024 em Lisboa – Tudo começa numa festa de artistas boémios, na Alemanha, nos anos 20.

 

Os destinos de Max, um jovem arquitecto formado pela Bauhaus, e Bettina, uma pintora discípula de Kandinsky, cruzam-se. Foi amor à primeira vista até que o surgimento do nazismo no país os separa.

 

Max é enviado para o campo de concentração de Dachau, onde o seu talento para esculpir delicadas figuras de porcelana branca o salva da morte. Bettina, desesperada, tudo arrisca para o resgatar.

 

Agora, uma vida depois, Clara, a filha de Bettina, decide investigar as suas raízes. À medida que desenlaça os nós do seu passado, descobre o terrível segredo que a mãe quis esconder para sempre.

 

Perfeita para todos os apaixonados por romances históricos, esta é uma história absorvente de amor, traição e arte que atravessa a República de Weimar até aos anos negros da barbárie nazi, baseada em factos reais.

 

CRÍTICAS

«Assim que comecei a ler, não queria parar. Uma viagem emotiva e viciante a um passado de heroísmo, traição, amor e perda.»

Heather Morris, autora de O tatuador de Auschwitz

 

«Verdadeiramente fascinante. Uma incursão absorvente sobre o amor e a arte.»

Sunday Times

 

«Com um enredo bem pesquisado, personagens envolventes e reviravoltas dramáticas, esta obra funciona tanto como uma história de amor durante a II Guerra como um testemunho da capacidade da arte de dizer a verdade.»

Booklist

«Uma história inesquecível de amor e perda. À medida que a maré negra do nazismo varre o continente europeu, dois amantes enfrentam perigos inimagináveis, compreendendo que apenas a arte os pode manter e salvar – e dando testemunho às gerações vindouras. Fenomenal.»

 Marie Benedict, autora de A mulher de Einstein

 

«Um romance fascinante e envolvente na intersecção entre arte e guerra.»

Laura Spence-Ash, autora de Mais além, o mar

 

«Esta estreia comovente entrelaça factos reais e personagens nobres e cativantes numa história para viver, aprender e amar.»

Meg Waite Clayton, autora de O último comboio para a liberdade

 

Sarah Freethy