Os Vilões invadem Santa Comba Dão de 12 a 14 de Julho

De 12 a 14 de Julho, o palco da Casa da Cultura de Santa Comba Dão vai ser invadido pel’Os Vilões – o novo Musical da Associação e do Conservatório de Música e Artes do Dão (AMAD e CMAD), que combina teatro, dança e música.
Ao todo, estão agendadas cinco apresentações deste evento, que reúne, em palco, alunos do CMAD, professores e outros profissionais do espectáculo, explorando, a partir da linguagem do humor, a complexa ideia do que é ser mau. Um espetáculo com momentos originais e bastante divertidos que permite, também, “olhar mais de perto para a nossa humanidade, num momento em que o mundo parece mais uma vez confrontar-se com a escuridão de trevas, de conflitos e de guerras que deviam pertencer apenas às histórias de fantasia, e que infelizmente nos continuam a assombrar…”
Com texto de Ana do Vale Lázaro, composição e direção musical de Artur Guimarães, Os Vilões – O Musical é coreografado por Catarina Alves e tem cenografia de Carlos Neves. Surge como o momento final da uma residência artística anual, promovida pela AMAD e o CMAD, na Casa da Cultura, envolvendo dezenas de crianças e jovens numa formação / criação intensiva em torno do teatro musical.
O espetáculo integra-se na agenda da Casa da Cultura 2024-2027 / Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pelo Município em parceria com o CMAD.
BILHETEIRA: BOL
ESTREIA - Sexta-feira
12 de Julho | 21h30
Sábado
13 de Julho | 18h00
13 de Julho | 21h30
Domingo
14 de Julho | 15h00
14 de Julho | 19h00
Casa da Cultura – Santa Comba Dão
Mais informações:
232 882 187 | 910 311 462
Sinopse
MAU-DA-FITA….
O COOL-PADO…
NÃO-FUI-EU
O-PIOR-DE-MIM…
Estes são apenas alguns de um Grupo de vilões da Pior espécie que se reuniram num encontro urgente no Gabinete de Risco: os Vilões estão em crise. A maldade, avareza, ódio, rancor, crueldade, que em tempos áureos exibiam com destreza parece ter-se tornado um campo difícil de controlar. O MAU-DA-FITA debate-se com uma crise existencial, o COOL-PADO está exausto, NÃO-FUI-EU teve um burnout, O-PIOR-DE-MIM acha que precisa de terapia pois está farto de retirar o pior que há nele, e nos outros. Mas o pior, é que os Vilões, outrora Senhores do Mal geral e absoluto sentem-se destronados por uns quantos Lobos-em-Pele-de-Cordeiro, bem parecidos e por vezes bem cheirosos que andam a roubar-lhes o trabalho e o Protagonismo… E aqueles em quem outrora se julgava confiar, estão a fazer uns biscates na Vilania. O que fazer quando nem os Vilões sabem controlar a maldade que corre à solta, e quando se sentem desatualizados e ultrapassados no assustador e maléfico sub-mundo da Vilania? e quando eles próprios hesitam em agir como sempre foram programados? E se descobrissem que habitam afinal a Floresta da cabeça de uma pessoa muito boazinha… e estão perdidos nessa floresta com outros Protagonistas que nem conheciam: Medo, Amor, Pânico, Defesa? Será que na verdade há fronteiras entre o Bem e o Mal?
A partir da linguagem do humor, vamos explorar a complexa ideia do que é: ser Mau. Vamos dar asas e corpo a esses Seres Terríveis que habitam em nós e nos outros, repensar gestos e situações, desconstruir Vilões e Heróis, deitar muros imaginários abaixo, jogar com a possibilidade de derrubar o ódio, a inimizade, a sobranceria… E se possível, neste jogo do teatro, olhar mais de perto para a nossa humanidade, num momento em que o mundo parece mais uma vez confrontar-se com a escuridão de trevas, de conflitos e de guerras que deviam pertencer apenas às histórias de fantasia, e que infelizmente nos continuam a assombrar…