Muito rock no Festival Metamorfose'2023 Soure
Depois de 8923 espectadores, 2335 horas de visualização em oito programas que revelaram os oito concorrentes selecionados entre 55 projectos que se candidataram desde todo o país, ontem conheceram-se os quatro finalistas da terceira edição do Festival Metamorfose
Desde o indie rock, com nuances de funk e rock psicadélico dos bombazine, passando pelo rock energético, com solos, harmonias e muito ritmo dos EN1, participando das viagens dos Raiva Rosa desde os anos dourados do rock às tendências mais recentes, até ao convite dos Safari Zone a uma imersão num rock alternativo/psicadélico.
Bombazine, EN1, Raiva Rosa e Safari Zone são os finalistas da terceira edição do Festival Metamorfose, uma coorganização da Academia de Música de Coimbra e do Município de Soure. Ontem à noite, numa emissão em directo (disponível aqui no Facebook e aqui no Youtube), com a presença de representantes dos projectos candidatos, de Teresa Pedrosa, Vereadora da Cultura do Município de Soure e de dois dos elementos do júri (Carlos Cunha e Eduardo Santiago) conheceram-se os candidatos a receber prémios monetários num valor total de três mil euros.
Ao longo do programa apresentado por Joana Lucas (vencedora do casting Metamorfose’23) e de Pedro Ferreira (director do festival), foram sucessivamente divulgados os vários resultados (pico de visualizações em directo das eliminatórias, número total de visualizações, votação do público e do júri) que determinaram quais os quatro projectos musicais que vão actuar ao vivo, a 16 e 22 de Setembro, em Soure.
Os lisboetas bombazine, com músicas feitas de «pura amizade, ritmo, boa disposição e calçado confortável». Os EN1 são uma banda de Leiria, com um estilo onde o rock é predominante, com distorção, solos e power chord. De Bragança chegam os Raiva Rosa, formados em 2019, com o rock como essência e lançaram este ano o seu primeiro álbum, «O Gato Matou a Curiosidade». Os Safari Zone são uma banda lisboeta de indie rock que querem levar o público a uma viagem imersiva, com músicas que são jornadas introspectivas.
Nesta terceira edição do Festival Metamorfose, 8923 espectadores assistiram às actuações em directo dos projectos selecionados, em oito programas que totalizaram 2335 horas de visualizações. Mais de 3500 votaram no site festivalmetamorfose.com no seu projecto musical preferido, entre 21 e 24 de Julho, período durante o qual também o júri (composto por Carlos M. Cunha, Jessica Cipriano, João Paulo Castanheira e Eduardo Santiago) pontuou os candidatos.
Os quatro finalistas são de Bragança (Raiva Rosa), Leiria (EN1) e Lisboa (bombazine e Safari Zone) confirmando a dimensão nacional e a diversidade geográfica do Festival Metamorfose. E musicalmente há um aspecto em comum: o rock!