Outubro até convida a fazer serão no Museu
Bárbara Tinoco no regresso do Dar Letra à Música, a Rota do Dragão com Joel Cleto e o Objeto do Mês assinalam 100 anos do emblema do FC Porto, há mais tempo para visitar exposições temporárias e programação para toda a família
O mês do centenário do emblema utilizado pelo FC Porto desde 1922 mantém o Museu Futebol Clube do Porto nos destaques dos principais roteiros culturais e turísticos da cidade do Porto e da Região Norte de Portugal. Com um Objeto do Mês (dias 1 a 31) e a Rota do Dragão (dia 29) a evocarem essa efeméride incontornável, outubro traz o Dia Mundial da Arquitetura (dia 3) a inspirar visitas ao Estádio do Dragão – um dos momentos sempre marcantes da experiência premiada do Tour FC Porto (Museu + Estádio) – e o muito desejado regresso do DLAM – Dar Letra à Música (dia 27) ao calendário da programação, depois de uma longa paragem forçada pelo combate nacional à pandemia da covid-19.
Bárbara Tinoco é a convidada do DLAM, ou seja, o evento vai ser retomado, precisamente, no ponto onde foi interrompido em março de 2020, quando esta nova menina dos olhos da música portuguesa ia subir, pela primeira vez, ao palco do Museu. A estreia foi suspensa e permaneceu adiada, mas como há males que vêm por bem, o público e a habitual dupla de apresentadores e provadores têm agora a oportunidade de ouvir a artista juntar à conversa temas saídos de ‘Bárbara’, álbum de 2021.
Uma visita às memórias portistas e portuenses faz sempre toda a diferença, mais ainda se for conduzida pelo historiador Joel Cleto. O anfitrião da Rota do Dragão conduz o próximo passeio cultural do Museu na cidade e sob o ciclo da celebração dos 100 anos do emblema do FC Porto, levando os participantes a descobrir o passado no Quartel do Carmo – Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana, parceiro nesta edição do evento – e, depois, por ruas do centro histórico do Porto, até à Praça Guilherme Gomes Fernandes, onde decorreram as primeiras assembleias gerais do clube.
No Hall do Museu, em www.museufcporto.pt, na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV, o Objeto do Mês revela um conjunto de medalhas de 1922 e 1925 pertencente a João Nunes, antigo futebolista e vencedor de dois Campeonatos de Portugal no FC Porto. Esta preciosidade conta história sobre os símbolos portistas e assinala a passagem do centenário do emblema aprovado pelos Sócios do FC Porto em outubro de 1922 e utilizado pelo clube até à atualidade.
As exposições temporárias 70 Anos do Estádio das Antas (dias 1 a 31, Sala Multiusos) e Este mundo não nos pertence – obras da coleção Isabel Mota e Fernando Pereira (dias 1 a 31, Espaço João Espregueira Mendes - EJEM) cativaram fortemente o público e vão prolongar-se. Assim, em outubro, continuará a ser possível reviver ou conhecer o antecessor do Estádio do Dragão e contactar com uma seleção de trabalhos de autores essenciais de arte contemporânea nacional e estrangeira. As mostras incluem programação associada: 70 Anos do Estádio das Antas – Visita Orientada (dia 9, Sala Multiusos); Uma Conversa Entre… – com Miguel von Hafe Pérez e Carlos Lobo (dia 18, EJEM).
Outubro traz o Halloween e a tradição passa pela oficina criativa O Sopro dos Miolos (dia 30). A atividade é dirigida a crianças, mas a melhor forma de participar é em família, e o mesmo aplica-se à Música com Dragõezinhos – Outono (dia 2) e às Histórias com Magia para Dragõezinhos – A Festa de Halloween (dia 22), eventos pedagógicos e divertidos de referência, onde os adultos também têm lugar.
Saiba mais sobre a programação e condições do Tour FC Porto e, até 19 de outubro, ajude também a eleger o Museu FC Porto como Global Winners 2022 – Remarkable Venue Awards em www.museufcporto.pt.