Pelas Encostas do Vale do Côa
O Côa é o exemplo perfeito de como a importância de um rio não se mede pelos quilómetros de extensão do seu caudal. Este belo curso de água destaca-se pela sua pureza, abraça a natureza por onde passa e conseguiu também no passado defender o nosso país. O rio Côa nasce perto do Sabugal e segue o seu caminho pelo distrito da Guarda, até desaguar no Douro em Vila Nova de Foz Côa.
Caros Leitores,
O Côa é o exemplo perfeito de como a importância de um rio não se mede pelos quilómetros de extensão do seu caudal.
Este belo curso de água destaca-se pela sua pureza, abraça a natureza por onde passa e conseguiu também no passado defender o nosso país. O rio Côa nasce perto do Sabugal e segue o seu caminho pelo distrito da Guarda, até desaguar no Douro em Vila Nova de Foz Côa.
Nesta edição vamos conhecer melhor o Côa e fazer um roteiro pelos castelos que o rodeiam, visitar as Aldeias Históricas por onde ele passa, e conhecer junto à sua foz património mundial. Vamos visitar as reservas naturais às quais ajudou a dar vida, assim como, todos os monumentos e povoações que ajudou a defender aquando das guerras fronteiriças.
Apesar da sua curta extensão o Côa tem muito para mostrar à sua volta e um percurso pelos seus recantos é uma experiência avassaladora.
Boas Leituras