Braga é sinónimo de desporto em 2018
“O clube de ginástica em Braga tem alunos em lista de espera e eu não quero isso para a minha cidade”. A determinação da vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, no início de Dezembro, quando recebeu o título da Cidade Europeia do Desporto 2018, deixam antever um ano grandioso para uma cidade que muito cedo se habituou a estar nas bocas do mundo, pelo menos desde que os romanos ali chegaram e lhe deram o nome de Bracara Augusta, há quase 2 mil anos.
O próximo ano vai ser agitado na “cidade dos arcebispos”, que logo em Janeiro recebe a “final-four” da Taça da Liga de futebol, um evento que promete atrair a Braga milhares de adeptos. Será a primeira de muitas competições, que incluem um campeonato nacional de remo indoor, três provas internacionais de ginástica nas modalidades de trampolim, ginástica desportiva e ginástica aeróbica, uma taça da Europa de karaté, ou finais de taças e supertaças das mais diversas modalidades colectivas e individuais, entre outros eventos desportivos.
Nem sempre a população local beneficia directamente destes grandes acontecimentos internacionais, mas a Câmara de Braga quer envolver toda a comunidade na Cidade Europeia do Desporto. “Queremos criar uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população”, revelou Sameiro Araújo aquando da passagem de testemunho de Gondomar para Braga, já em meados do mês.
“Queremos que a Cidade Europeia do Desporto seja um legado para o futuro dos bracarenses e um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população”, acrescentou o presidente da autarquia, Ricardo Rio, que com este evento europeu quer enfrentar alguns problemas da sociedade actual, como a obesidade infantil e o sedentarismo dos jovens. Se conseguirem aumentar os 28% de população que faz algum tipo de actividade física, já será uma vitória, admitem.