Pelos Trilhos de Portugal-À descoberta das Dunas de São Jacinto, Aveiro
A Reserva Natural tem zonas de protecção total interditas ao público, mas compensa fazer o Trilho Pedestre para ver a magnífica paisagem e ter um encontro com a natureza.
Na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto há quatro trilhos pedestres, o vermelho estende-se por cerca de seis quilómetros. Para se chegar ao posto de informação, onde se inicia o trilho, pode apanhar-se um barco em Aveiro ou fazer a viagem de automóvel, o que torna o percurso mais demorado.
De máquina fotográfica a tiracolo, começa a jornada. Logo no início, podem ver-se indicações dos quatro trilhos, em placas de madeira. Segue-se a seta vermelha. Sempre com o ruído do mar como pano de fundo, as dunas estão cada vez mais próximas.
Ouvem-se pássaros a chilrear, rãs a coachar, patos a grasnar, entre outros ruídos não tão facilmente identificáveis. Estão troncos caídos no chão, uma enorme e diversificada vegetação, plantas… até que aparece a zona do mar. Após uma enorme passadeira de madeira, podem ver-se as dunas e o mar, considerada uma zona de proteção total. Voltando para trás, várias placas a pedir silêncio aparecem no caminho, após o meio do percurso aparece o observatório.
O trilho das Dunas de São Jacinto, que pertence ao ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade), está numa zona protegida. Na Reserva podem ser encontradas várias espécies animais no seu habitat natural. As dunas e o mar formam um belíssima paisagem, que vale a pena visitar.