Peniche prepara-se para a Mostra Internacional de Renda de Bilros
Peniche volta a ser o ponto de encontro do mundo da renda de bilros no evento que teve o seu início em 2006 com a presença de 2 comitivas estrangeiras, numa homenagem à mulher rendilheira e à arte de tecer a renda de bilros no nosso concelho.
Nesta 15ª edição, a Mostra Internacional, conta já com a participação de 24 comitivas provenientes de vários pontos do mundo, que se dedicam a tecer, a promover rendas de bilros e a partilhar experiências e saberes entre artesãs.
A Mostra Internacional de Rendas de Bilros de Peniche continua a ser uma excelente oportunidade para mostrar inovação com a apresentação das aplicações de rendas nas áreas da moda e acessórios, valorizando diferentes áreas deste saber fazer com mais de quatro séculos de história, não fossem as rendas uma arte que faz parte da herança cultural das gentes de Peniche. Valorizar as nossas gentes e o nosso saber, de forma inovadora, foi o mote sempre acompanhou a Mostra Internacional de Rendas de Bilros de Peniche.
Nesta altura do ano, em que somos visitados por milhares de pessoas, a Mostra Internacional expõe as tradições seculares, valoriza o nosso património, o que a nossa comunidade tem de único e dá a conhecer as nossas tradições e cultura a quem nos visita.
Esta 15ª edição vai contar com o “Espectáculo Sinfónico de Folclore - Origens”, no dia 14 de Julho, sexta-feira, pelas 22h na Praça Jacob Rodrigues Pereira, que vai ter a participação da Banda de Música da Filarmónica de Chãs, o Coral Calçada Romana e o Rancho Folclórico de Geraldes, com a Direcção Artística de João Gaspar. No dia 15, sábado, pelas 22h poderá assistir-se ao já habitual desfile “Rendas na Moda” e no dia 16, domingo, também pelas 22h, ao desfile de criadores locais “enLACES”, ambos a realizar na Praça Jacob Rodrigues Pereira, local que habitualmente serve de palco aos desfiles da Mostra.
A Vereadora com o Pelouro da Cultura, Ana Batalha, refere que “a Mostra Internacional deste ano irá contar com a participação de 24 comitivas nacionais e estrangeiras, número revelador de que a Renda de Bilros de Peniche representa um património cultural de referência incontornável e um activo de substancial importância, reconhecido tanto em Portugal, como no estrangeiro. Este ano temos um vasto número de eventos, onde a Tradição e a Inovação se aliam e marcam presença num programa recheado de iniciativas e para as quais convidamos todos.”