Pintura guineense na Biblioteca de Setúbal

Pintura guineense na Biblioteca de Setúbal
Fotografias: Câmara Municipal de Setúbal

Cerca de 20 trabalhos inspirados nas cores, na vida e nas gentes da Guiné-Bissau, da autoria de Young Nuno, podem ser apreciados numa exposição de pintura e desenho inaugurada ontem à tarde na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

 

Em “Djintis di Guiné-Bissau – Gentes da Guiné-Bissau”, patente até dia 20, o artista seleccionou cerca de duas dezenas de trabalhos em óleo, acrílicos sobre tela e desenhos, que são representativos do seu percurso Realista e Figurativo.

 

A figura humana, as cenas do quotidiano e os hábitos guineenses são as principais características deste artista autodidacta, que marcou presença na exposição patente em Setúbal e cuja obra se caracteriza pelos tons fortes e quentes e cheios de luz.

 

A inauguração da exposição contou, ainda, com as participações dos curadores António Galrinho, Miguel Barros e Sofia Conde.

 

Nascido em Bissau em 1991, Young Nuno, nome artístico de Nuno Ala Tambá, aprendeu a desenhar com artistas africanos como Boto Dojo, Malam Camará e Alfa Umaro Bá.

 

A expor pela segunda vez em Setúbal, foi premiado com o Prémio Jovem de Artista Plástico, instituído pela Secretaria de Estado da Cultura da Guiné-Bissau.

 

A exposição, organizada pela Câmara Municipal, tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 até dia 15 de Setembro.

 

A partir de dia 16 de Setembro, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.