Presidente da República condecora Escola Portuguesa de Arte Equestre na gala dos 45 anos da instituição

Presidente da República condecora Escola Portuguesa de Arte Equestre na gala dos 45 anos da instituição
Foto: DR

A Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), uma das raríssimas quatro academias existentes na Europa, vai assinalar o seu 45.º aniversário com uma gala internacional, no próximo dia 13 de Setembro, pelas 21h30, no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, na presença de convidados especiais, de Portugal e do estrangeiro, e que contará com um momento inédito: naquele que será o ponto alto da noite, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá, pela primeira vez, condecorar a instituição, que considera "herdeira de um passado secular vindo do século XVIII e começo do século XIX” e digna de "homenagem e gratidão". Esta distinção acontece num ano em que se espera que a UNESCO reconheça a Arte Equestre Portuguesa como Património Imaterial da Humanidade, sendo este um património cultural único no mundo.

 

Para além da Escola Portuguesa de Arte Equestre, a “Gala 45 Anos de Arte Equestre” contará com a participação da Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, de Jerez de la Frontera (Espanha), com a Abu Dhabi Royal Equestrian Arts (Emirados Árabes Unidos), que faz a sua estreia em Portugal, e com o Centro Equestre da Lezíria Grande, fundado pelo Mestre Luís Valença, figura incontornável da arte equestre portuguesa, a quem será prestada homenagem durante o espectáculo.

 

Nesta noite festiva, será apresentado um programa único que celebra a cultura e a tradição, no pleno respeito pelo cavalo. Com a música e a coreografia a assumirem lugar de relevância, o espectáculo combina a harmonia e a cumplicidade entre o Homem e o Cavalo, construídos e aperfeiçoados ao longo dos séculos. As escolas irão executar números próprios, mas também quadros em conjunto, com destaque para os Ares Altos, com cavalos das quatro escolas, montados e à mão, e para as Rédeas Longas, com execução a cargo da EPAE e da Real Escuela Andaluza del Arte Equestre.

 

Ao palco do histórico Sagres Campo Pequeno subirão 30 cavaleiros e 50 cavalos, acompanhados por tratadores e pessoal de apoio - no caso da EPAE, e seguindo a tradição iniciada por D. João V, no século XVIII, todos os cavalos são Lusitanos da Coudelaria de Alter. Ao longo de cerca de duas horas, brindarão o público com um espectáculo de alto nível, durante o qual as escolas apresentadas exibirão o melhor da equitação tradicional dos seus países.

 

Os bilhetes para a “Gala 45 Anos de Arte Equestre”, com preços a partir dos 26€, estão à venda na Ticketline, online (https://ticketline.sapo.pt/evento/45-anos-arte-equestre-83254) e em todos os postos de venda habituais (Fnac, Worten, etc).

 

A Escola Portuguesa de Arte Equestre foi fundada em 1979 e, muito embora permaneça sediada nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, apresenta-se regularmente no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda (Belém). A herdeira da Real Picaria, uma academia equestre da corte portuguesa do século XVIII, fundada por D. João V, preserva os seus trajes e tradições, trabalhando apenas com cavalos Puro-Sangue Lusitano da Coudelaria de Alter e usando os trajes, os arreios e os acessórios típicos dessa época.

 

Considerada Património Nacional, a Escola recupera exercícios da equitação barroca e tem como objectivo promover o ensino, a prática e a divulgação da arte equestre tradicional portuguesa, um património cultural único no mundo.