Programa de Capacitação Cultural dedicado às entidades locais

Programa de Capacitação Cultural dedicado às entidades locais
Foto: DR

CM Coimbra promove 2ª edição do

Programa de Capacitação Cultural dedicado às entidades locais

 A Câmara Municipal de Coimbra vai dar continuidade ao programa de capacitação cultural, dirigido às entidades culturais do concelho de Coimbra, cuja primeira edição se realizou em 2023. Com temáticas distintas e com um leque de formadores de reconhecida especialidade nos diversos domínios, a primeira de nove sessões de formação agendadas tem início no próximo dia 20 de Janeiro estendendo-se até ao dia 26 de Fevereiro. As acções decorrem no Convento São Francisco, em horário pós-laboral, com inscrição gratuita.

 

Depois do sucesso do programa de capacitação cultural do ecossistema associativo, promovido no ano passado pelo Município de Coimbra, o Programa de Capacitação Cultural II, que apresenta um conjunto de medidas formativas em domínios de abrangência diversificada, tem como objectivo contribuir para que, fundamentalmente, as entidades culturais – associativas e outras - detenham um conhecimento mais aprofundado, transversal e actualizado do universo cultural. Ao implementar esta segunda edição, o Município oferece, assim, a oportunidade, também, aos grupos informais, artistas em nome individual, criativos, mediadores e outros agentes do universo da Cultura, de acederem gratuitamente a ferramentas que contribuam para o desenvolvimento da sua actividade cultural, através de um programa multidisciplinar.

 

Nesta segunda edição do Programa de Capacitação Cultural, o Município apresenta nove temas, que contemplam os seguintes módulos: Programação Cultural (20 de Janeiro, das 10h00 às 13h00); Mediação Cultural (23 de Janeiro, das 18h00 às 21h00); Democracia Cultural e Modelos Participativos (25 de Janeiro, das 18h00 às 22h00); Acessibilidade Cultural (30 de Janeiro, das 18h00 às 22h00); Laboratório – preparação de candidaturas (programas nacionais), dia 5 de Fevereiro, das 18h00 às 22h00; Laboratório – preparação de candidaturas (programas internacionais), dia 17 de Fevereiro, das 10h00 às 13h00; Projectos de Cooperação Europeia / Europa Criativa (Vertente Cultura), no dia 19 de Fevereiro, das 18h00 às 21h00; Internacionalização das Artes (21 de Fevereiro, das 18h00 às 21h00); e Direitos de Autor e Direitos Conexos (26 de Fevereiro, das 18h00 às 21h00).

 

Os interessados em participar deverão proceder a uma inscrição prévia, através do e-mail dct@cm-coimbra.pt. As inscrições são gratuitas, limitada à lotação do espaço e deverão ser formalizadas preferencialmente até dia 17 Janeiro. Quaisquer ouras informações poderão ser prestadas via telefone: 239857507 (Divisão de Cultura).

 

Com esta iniciativa, pensada à escala global do tecido cultural sediado no concelho de Coimbra, a CM de Coimbra consegue potenciar, ainda mais, o conhecimento e o reconhecimento do trabalho de todos para todos, em prol do interesse público, na perspectiva de um permanente desenvolvimento e contínua evolução das estruturas, colectivas ou independentes, imprescindíveis ao desenvolvimento cultural e artístico de Coimbra.

 

A equipa de formadores é constituída por Elisabete Paiva (Diretora Artística da Materiais Diversos), Raquel Ribeiro dos Santos (programadora de Participação na Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos), Hugo Cruz (director artístico de diversos projectos teatrais em construção com comunidades locais, principalmente em Portugal, Espanha e Brasil), Maria Vlachou (consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Diretora Executiva da Acesso Cultura), Magda Bull (produtora e gestora cultural que trabalhou com diferentes programas de financiamento público e privado), Sara Machado (responsável pela Vertente Cultura do Centro de Informação Europa Criativa), Francisco Cipriano (impulsionador do projecto Laboratório de Candidaturas, Fundos Europeus para a Arte, Cultura e Criatividade), Cristina Farinha (Perita independente do sector cultural e economia criativa, investigadora do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto com doutoramento na área da mobilidade artística na Europa) e Mafalda Sebastião (licenciada em Direito, pós-graduada em Direito do Trabalho e em Direito do Património Cultural e mestre em Direito Intelectual, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

 

A convite do Município, Maria João Garcia, consultora e produtora, desenhou a grelha temática e tem a seu cargo, em articulação com a Divisão de Cultura, a coordenação do Programa de Capacitação Cultural II. Todas as acções decorrem no Convento São Francisco (Sala Sofia- 2º piso), em horário pós-laboral (18h00-21h00) ou ao sábado, no período da manhã (10h00-13h00).