Projeto de Arqueologia Virtual permite dar a conhecer em 3D as Termas Romanas de Chaves
Este objectivo foi concretizado por um grupo de especialistas de várias áreas, como a arqueologia, património, história de arte e arquitectura, no desenvolvimento de uma proposta 3D com base em vestígios existentes, em registos, paralelos arquitectónicos, plantas e desenhos arqueológicos.
Os trabalhos técnicos foram apresentados ao público no passado sábado, no âmbito do 6º Simpósio de Arqueologia Virtual, que contou com mais de uma centena de inscrições oriundas de Portugal, Espanha, Croácia, Peru, Alemanha e Grécia.
A apresentação contou com a presença do executivo municipal, realçando a importância da iniciativa para o concelho de Chaves. Na óptica da interactividade museológica, este estudo proporcionará a possibilidade de uma visita virtual e aumentada aos visitantes, num conhecimento mais profundo e directo sobre as vivências à época do equipamento Termal.
Para o autarca flaviense, Nuno Vaz, “As Termas Romanas são um dos exemplos dos muitos achados arqueológicos que temos em evidência, que apresenta claramente um povo que tinha competências e conhecimentos especiais, que utilizava a água para finalidades terapêuticas e medicinais, e não apenas higiénicas. Acrescentou ainda que “queremos que os flavienses se orgulhem da nossa história e estejam comprometidos com o futuro. Chaves é excepcional e tem um passado riquíssimo que o afirma.”