"Quando a terra foge" de Frederico Lobo seleccionado para a Quinzena dos Realizadores

"Quando a terra foge" de Frederico Lobo seleccionado para a Quinzena dos Realizadores
Foto: DR

A curta-metragem "Quando a terra foge", realizada por Frederico Lobo e co-produzida pela Terratreme Filmes e pela Rua Escura Filmes, foi seleccionada para integrar a selecção oficial da 56.ª edição da Quinzaine des Cinéastes, que se realiza desde 15 a 25 de Maio de 2024 em Cannes.

 

Filmado inteiramente na raia transmontana, "Quando a terra foge" é a terceira colaboração entre o realizador e a Terratreme Filmes, produtora lisboeta que recentemente completou 15 anos de existência. Em 2008 Frederico Lobo realizou, juntamente com Pedro Pinho, "Bab Sebta", documentário que vai ao encontro das histórias dos viajantes que desde todo o continente africano tentam chegar à Europa, e, em 2014, co-realizou com Tiago Hespanha "Revolução Industrial", filme que atravessa o  Vale do Ave ao encontro das marcas, humanas e na paisagem, da industrialização deste território.

 

A curta-metragem "Quando a terra foge" irá ser apresentada na Quinzaine des Cinéastes, em Cannes, no dia 23 de Maio.

 

Para mais informações, contactar:

Rita Bonifácio | 918453750 | press.terratreme@gmail.com

 

QUANDO A TERRA FOGE, 2024, 29’

 

Entre o nevoeiro, num pleno labirinto do tempo, onde máquinas sondam as profundezas geológicas da montanha, um pastor vai em busca de uma vaca tresmalhada e a infância encontra o seu regresso. A Serra transforma-se, o ciclo continua.

 

Com: António Patorro, Beatriz Jorge, Fritz, Mateus Cascais

Realização e Imagem: Frederico Lobo

Direcção de Som: Filipe Rebelo, Sérgio Silva

Montagem e mistura de som: Rafael Cardoso, Sérgio Silva, Mauricio d'Orey

Montagem: Jorge Moneo Quintana. Frederico Lobo, Luisa Homem

Correcção de Cor: Andreia Bertini

Produção: TERRATREME FILMES & RUA ESCURA

 

Biografia Realizador

Porto, 1981. Desde 2004 trabalha em cinema como realizador e director de fotografia. Em 2006 frequentou os Ateliers Varan, onde realizou a sua primeira curta Entre Tempos. Em 2017 realizou um mestrado em Cinematografia na ESCAC (Barcelona). Em 2020 co-fundou a cooperativa de cinema Rua Escura.

 

Facebook

Instagram

Website