Recorde nacional foi batido na Backyard Ultra de Proença-a-Nova
O recorde nacional em Backyard’s Ultra foi ultrapassado em Proença-a-Nova, na qualificação para o Mundial, que decorreu no dia 15 de outubro, tendo terminado pela 01h00 de segunda-feira, 36 horas depois do arranque inicial da prova, quando Hugo Alves, o último resistente luso parou de correr.
Os quinze melhores atletas deslocaram-se até ao circuito criado junto à pista das Moitas para decidir quem iria representar Portugal no Campeonato do Mundo, a disputar nos Estados Unidos da América. Esta prova, com início marcado para as 13h00 por se ter realizado em 38 países em simultâneo, registou nova marca para o ‘ultramaratonismo’ português, que assegurou o 18º lugar naquela que foi a primeira participação de sempre do país. Paulo Garcia organizador da prova em Proença-a-Nova, afirma que esta experiência “tem de ser considerada como muito positiva. Ficámos à frente de países como Áustria, Brasil, África do Sul, que são países muito maiores do que Portugal”.
O organizador explica ainda a criação da ideia de ‘corrida de agricultores’ e do impacto que esta teve na comunidade: “criar este conceito de agricultores também funcionou bem, porque houve identificação regional. Tivemos feedback muito positivo, as pessoas sentiram a genuinidade do espaço e os atletas gostam destas provas porque sentem-se mais próximos e seguros, porque têm gente a acarinhá-los e a aplaudi-los”. Além das perspetivas a nível nacional, Paulo Garcia aponta ainda à “democracia desta prova, porque todos conseguem, correr nem que seja uma volta, depois podem desistir, mas alguns acabam por se superar”.
Além do Recorde Nacional, agora estipulado nas 36 horas de corrida, foi também alcançado o Recorde Mundial, neste momento fixado nas 100 horas, que corresponde a um total de 670 quilómetros no espaço de mais de quatro dias de corrida, pelos belgas
Ivo Steyaert e Merijn Geerts. Sérgio Catarino, atleta proencense que também participou nesta Backyard, cedeu ao cansaço e acabou por parar na 18ª volta.
Esta prova, com realização conjunta e simultânea em 38 países, foi organizada em Proença-a-Nova com o trabalho conjunto da empresa Horizontes – Turismo Desportivo em parceria com o Município de Proença-a-Nova.