Roteiro Cultural para evocar os 190 anos da passagem de D. Pedro IV por Ponta Delgada
A Câmara Municipal, presidida por Pedro Nascimento Cabral, tinha preparado um Roteiro Cultural para evocar os 190 anos da passagem de D. Pedro IV por Ponta Delgada, o qual, devido à situação pandémica em que se vive, foi alterado para um novo formato.
Assim o Município transformou o Roteiro Cultural por um de natureza radiofónica contando com o apoio da Antena 1 Açores e de Sidónio Bettencourt.
Em estúdio vai estar o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, para percorrer Ponta Delgada com Lena Goulart e José de Mello, revisitando os espaços por onde o monarca passou e os imóveis que, com uma profunda carga simbólica, evocam também os 200 anos da I Constituição Portuguesa.
Depois do falecimento de D. João VI (1826), a Regência designou D. Pedro IV rei de Portugal que, outorgando a Carta Constitucional, abdicou a favor da filha, D. Maria II. Tentando evitar a Guerra Civil pelo casamento, D. Miguel desrespeitou o compromisso ao assumir a coroa absolutista, obrigando D. Pedro IV a liderar a causa liberal.
Assumindo a Regência a partir dos Açores (1832), D. Pedro IV nomeou ministros Mouzinho da Silveira, Marquês de Palmela e Agostinho José Freire, produzindo a partir das ilhas e de Ponta Delgada, a legislação que desencadeou a profunda mudança jurídica e social do país, assim como a expedição militar que colocará a sua filha no trono, num movimento que se repercute hoje na Constituição Portuguesa.