Roteiro Cultural para evocar os 190 anos da passagem de D. Pedro IV por Ponta Delgada

Roteiro Cultural para evocar os 190 anos da passagem de D. Pedro IV por Ponta Delgada

A Câmara Municipal, presidida por Pedro Nascimento Cabral, tinha preparado um Roteiro Cultural para evocar os 190 anos da passagem de D. Pedro IV por Ponta Delgada, o qual, devido à situação pandémica em que se vive, foi alterado para um novo formato.

Assim o Município transformou o Roteiro Cultural por um de natureza radiofónica contando com o apoio da Antena 1 Açores e de Sidónio Bettencourt.

Em estúdio vai estar o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, para percorrer Ponta Delgada com Lena Goulart e José de Mello, revisitando os espaços por onde o monarca passou e os imóveis que, com uma profunda carga simbólica, evocam também os 200 anos da I Constituição Portuguesa.

Depois do falecimento de D. João VI (1826), a Regência designou D. Pedro IV rei de Portugal que, outorgando a Carta Constitucional, abdicou a favor da filha, D. Maria II. Tentando evitar a Guerra Civil pelo casamento, D. Miguel desrespeitou o compromisso ao assumir a coroa absolutista, obrigando D. Pedro IV a liderar a causa liberal.

Assumindo a Regência a partir dos Açores (1832), D. Pedro IV nomeou ministros Mouzinho da Silveira, Marquês de Palmela e Agostinho José Freire, produzindo a partir das ilhas e de Ponta Delgada, a legislação que desencadeou a profunda mudança jurídica e social do país, assim como a expedição militar que colocará a sua filha no trono, num movimento que se repercute hoje na Constituição Portuguesa.